sábado, 18 de julho de 2009

"Senhor e Deus" em São Romão



Três meses após ter sido estreada fugazmente em São Romão, no encerramento das “Jornadas do Conhecimento”, a exposição de fotografia de José Santos intitulada “Senhor e Deus” regressa com mais tempo à Vila senense, encontrando-se patente na sede/Museu do Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão” até ao dia 26 de Julho.

Se o título da exposição retira qualquer dúvida sobre o sentido das peças fotográficas expostas, já a erudição da forma ao nível da “re-representação”, ou reinterpretação da figura do Cristo Crucificado, tomada de exemplares da arte sacra regional, atinge grande complexidade estética por via da depuração narrativa. É que, ao intensificar a carga dramática da imagem recorrendo a artifícios mecânicos da fotografia e movimentos da câmara digital, o autor restringe a descrição narrativa ao essencial da Paixão.
.

No convite para a exposição, o autor ilustra o processo, colocando uma fotografia convencional ladeada por imagens de algumas das obras expostas. Trata-se, afinal, de uma outra perspectiva de abordagem deste tema, marcada pela modernidade, que tem recebido a melhor atenção e apoio das entidades eclesiásticas.

A exposição “Senhor e Deus” esteve já patente na galeria de exposições do Posto de Turismo de Seia (Abril 2009) e no Hotel Marialva, em Cantanhede (06 de Junho 2009), encontrando-se prevista a sua passagem por Gouveia e Moimenta da Beira.

Sem comentários: