sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Homem T(o tal)


Para comemorar 15 anos de existência, o Espaço T desenvolve actualmente um projecto de intervenção sociocultural denominado Homem T, cuja exposição de arte pública decorre até 31 de Agosto na Avenida dos Aliados, no centro da cidade do Porto.

Segundo Jorge Oliveira, presidente do Espaço T, o projecto “visa lutar pela inclusão de todos os seres humanos numa perspectiva Total, não havendo assim segregação positiva ou negativa”, mas acrescentando que “o Homem Total é um ser utópico” na medida em que só pode ser encontrado procurando “a fonte original que está na base da liberdade humana”.

Assim, cento e vinte e sete artistas trabalharam individualmente ou em grupo as suas concepções particulares de Homem Total, tendo por base a figura estereotipada de um manequim à escala natural, de que resultaram as 100 figuras actualmente expostas na Avenida dos Aliados.

A maioria das propostas dos artistas limita-se à pintura do manequim, com abordagens técnicas mais ou menos complexas e resultados quase sempre surpreendentes. Outras, alteraram a estrutura ou os volumes da figura, acrescentando elementos estranhos e até desconstruindo o manequim. Existe mesmo um “Homem T” invisível, denunciado pela sua sombra, pintada no chão, e outro simbolicamente representado por dois tubos metálicos fixados em forma de T.

Aderiram ao projecto Homem T artistas como Albuquerque Mendes, Beatriz Albuquerque, Carlos Carreiro, Cristina Ataíde, Dacosta, Dario Alves, Graça Martins, Henrique do Vale, Henrique Silva, Isabel de Sá, Isabel e Rodrigo Cabral, Jaime Azinheira, Jaime Baptista, Jorge Curval, Laureano Ribatua, Manuela Bronze, Margarida Leão, Paulo Ossião, Rui Anahory, Sobral Centeno ou Zulmiro de Carvalho, entre outros. Participam igualmente pessoas ligadas ao Espaço T, com obras colectivas orientadas por artistas (Sara Leguisamo, Cristina Camargo, Teresa Brito e Rui Macedo).

A iniciativa do Espaço T faz lembrar outras similares, como a “Cow Parade” de 101 vacas pintadas em Lisboa, em Maio de 2006, integrada num projecto internacional de arte pública com exposições simultâneas de vacas pintadas em Paris, Londres, Barcelona, Moscovo, Sidney ou Tóquio.

No dia 19 de Setembro, pelas 15 horas, na Avenida dos Aliados, os 100 Homens T em exposição serão leiloados com vista a angariar fundos para o auto-financiamento do Espaço T, que luta pela integração desde Setembro de 1994.


Jaime Azinheira





.

VER: fotos de Teresa Lamas Serra em olhares.aeiou.pt

Sem comentários: