quinta-feira, 9 de julho de 2009

MÉRITO MUNICIPAL 2009

No dia 03 de Julho, Dia do Município de Seia, decorreu a cerimónia de atribuição das Campânulas de Mérito Municipal a 21 individualidades e uma instituição que "com o seu esforço, dedicação e muito trabalho, conseguem atingir os seus objectivos, e por essa via, dão um contributo relevante para a afirmação da comunidade onde vivem ou trabalham", segundo o Presidente da Câmara, Eduardo Brito.

Foram distinguidos dois artistas senenses nascidos nos anos 20 do século XX, com quatro anos de diferença, mas com percursos de vida diversos: Maria Helena Pais de Abreu (Santa Eulália, Seia, 1924) e António Júlio Vaz Saraiva (Seia, 1928).



Júlio Vaz Saraiva

O realizador e professor de cinema, Lauro António, e o actor Camacho Costa (a título póstumo), foram também distinguidos pelo seu trabalho no CineEco - Festival Internacional de Cinema e Video do Ambiente da Serra da Estrela, que se realiza em Seia desde 1995 e que serviu de modelo à criação de outros festivais de cinema do ambiente.

O realizador Lauro António

Na área da Cultura, foram ainda distinguidos Sérgio Pinto Miranda (Rancho Folclórico de Seia), Gracinda Silva Rodrigues (Conservatório de Música de Seia), Alexandre da Mota Veiga Dolgner (LICRASE - Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela) e o Centro Cultural "Os Serranos" - Newark, EUA.

Na área social (Mérito e Dedicação), destacaram-se: Carlos João Teodoro Tomás, José Pinto Mendes, Manuel Teixeira Plácido, Padre Francisco Borges de Assunção (a título póstumo), Padre Joaquim Teixeira. São tão importantes, embora diversos, os contributos que estas individualidades têm dado para o desenvolvimento social de Seia que quaiquer comentários ficarão sempre aquém dos elogios que merecem.

As restantes individualidades distinguidas (Mérito Empresarial), foram: Alberto Trindade Martinho (Casas do Cruzeiro, Conjunto Turístico da Quinta do Crestelo), Ana Filipa Osório Mayer de Carvalho Sacadura Botte (Quinta da Bica), António Cardoso Simão (produtor de queijo artesanal), Cândido Abrantes da Silva (MAGUIR), Jorge Manuel Saraiva Camelo (Hotel Camelo), Luís Filipe Mendes Coelho (Colégio de Línguas e Artes), Paulo Alexandre Santos (RISCUS), Vítor Manuel Costa Caetano (construção civil); e Paulo Jorge da Silva Abrantes Fontes (Mérito Desportivo, a título póstumo).

Foi a última escolha do presidente Eduardo Brito, a mais numerosa desde 2007, primeiro ano da atribuição das Campânulas de Mérito: nove em 2007, doze em 2008 e vinte e duas em 2009.















As Campânulas de Mérito atribuídas a título póstumo, ao actor Camacho Costa, Padre Francisco Assunção e ao desportista Paulo Fontes, foram entregues a familiares.

FONTES: "Mérito Municipal - 03 Julho 2009", edição da CMS; imprensa local e regional.

Sem comentários: