quarta-feira, 24 de junho de 2009

ANTÓNIO JÚLIO VAZ SARAIVA (J.V.S)

Exposição retrospectiva:
Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, 3 a 5 de Julho 2009
Posto de Turismo de Seia, 6 a 31 de Julho de 2009 - Ver imagens desta exposição
.

Foi recentemente divulgada a lista de personalidades do concelho a distinguir no dia 03 de Julho, Dia do Município de Seia, com a Campânula de Mérito Municipal. Entre as 22 personalidades da cultura, desenvolvimento social, indústria e desporto, figuram dois artistas: Maria Helena Pais de Abreu (Mérito Cultural) e António Júlio Vaz Saraiva (Mérito e Dedicação).

Helena Abreu vai receber, finalmente, uma distinção oficial da autarquia senense, sete anos após ter recebido o prémio “Senense no Exterior” na I Gala do Concelho de Seia, organizado pelo Jornal Notícias da Serra e Orfeão de Seia, em 29 de Junho de 2002.

Também já tardava o reconhecimento público (ver imagens) do trabalho diversificado de António Júlio Vaz Saraiva na valorização e promoção de Seia, onde nasceu a 09 de Maio de 1928. Terminou a sua vida profissional como chefe da secção de desenho da E.H.E.S.E. (Empresa Hidro-Eléctrica da Serra da Estrela), para onde entrou aos 16 anos como desenhador.

Desenhador e ilustrador com vasta obra dispersa, grande parte dela reproduzida em jornais locais, iniciou-se nas lides culturais ainda muito jovem, em 1946, fundando com o seu amigo Hermano Marques dos Santos (Seia, 1929) um semanário juvenil, “O Viriato” (Jornal do Centro Extra-Escolar Nº1, 1946), editado em papel heliográfico.


Hermano Marques dos Santos emigrou logo depois para África (Congo Belga, actual Zaire) e Júlio Vaz Saraiva entregou-se a outros desafios, a começar pela direcção artística de “A Voz dos Novos”, separata do jornal “A Voz da Serra”, publicada no início dos anos 50 do século XX.
.
Em 1964, elaborou o Mapa Turístico da Serra da Estrela, para a Residência Serra da Estrela (então inaugurada em Seia, no edifício hoje ocupado pela Caixa de Crédito Agrícola).

Participou em algumas exposições colectivas de desenho e de fotografia, entre as quais a Exposição Nacional de Desenho/Prémio Tavares Correia/EPSE (Seia e Oliveira do Hospital, 1996) e na I e II Exposição Colectiva de Artistas Senenses (1999 e 2000).
Como fotógrafo amador, desde os anos 40, participou em vários concursos regionais e nacionais de fotografia. É também coleccionador, tendo reunido ao longo de décadas um vasto espólio fotográfico.
.
O Património local é o tema principal dos seus desenhos, através dos quais evoca frequentemente a memória de recantos e lugares já desaparecidos, que o artista conheceu. Amante da sua terra natal, tem participado em diversos trabalhos de valorização e defesa do Património histórico de Seia e do concelho, colaborou na reconstrução do pelourinho de Loriga, em 1998, elaborando um projecto a partir da descrição do antigo pelourinho pelo Capitão Dr. António Dias, dos anos 50, e, com José Alberto Ferreira Matias, realizou o levantamento (medições e desenhos) de dois pequenos elementos do primitivo pelourinho de Seia (Porta da Estrela, 28-02-2006) que permitiram esclarecer as dúvidas sobre a sua forma original.
.
Antiga cadeia de Seia - desenho de J.V.S.

Ilustrou obras do poeta de Seia, Fernando de Melo Sequeira Mendes (1925-2001), com destaque para os livros “Seia, Terra que Canto” (edição dos autores, 1994, e 2ª edição da Câmara M. de Seia, em 1995), “Raízes” (edição do autor, Julho de 1998), “Postais coloridos – Luís Ferreira Matias” (Câmara Municipal de Seia, 1996), selecção e organização de José Alberto Ferreira Matias e fotos de Eduardo Correia, “A Vila de Seia: subsídios históricos”, de Manuel da Mota Veiga Casal (edição do Clube de Pessoal da EDP-Seia, 1999), juntamente com José Alberto Ferreira Matias; 90º Aniversário da Fundação da EHESE – Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (Câmara Municipal de Seia, 1999), juntamente com Carlos Marrão dos Santos e Humberto Manuel Sena Mota Veiga, e para a rubrica “Figuras e Figurões”, publicada no Jornal de Santa Marinha nos anos 90, da qual resultou o livro “Figuras e Figurões” – 25 figuras senenses, tratadas em verso por Sequeira Mendes e caricaturadas por Júlio Vaz Saraiva (Seia, 1999).

Desenho de J.V.S para a capa de Seia, Terra que Canto

Em 1996, concebeu o painel de azulejos que envolvem a Fonte Nova, no início da avenida 1º de Maio, e assinou alguns cartoons em jornais senenses antigos e actuais (Voz da Serra, Jornal de Santa Marinha, Porta da Estrela), abordando (in)decisões controversas e outros temas da actualidade.

Projecto (1996) e foto do arranjo final da fonte

Coloriu uma gravura do pintor senense Lucas Marrão, que foi editada em serigrafia pela Câmara Municipal de Seia em 1997.

A litografia de Lucas Marrão colorida por J.V.S. (Edição CMS)

Tem colaborado com o Museu do Brinquedo de Seia, sendo o autor de um interessante desenho reconstituindo a zona da actual Praça da República antes do devastador incêndio de 27 de Outubro de 1916, editado pelo museu em formato postal – a propósito da exposição de Homenagem aos Bombeiros (2004). Ainda em 2004, editou o livro para colorir “A Minha Freguesia”, com 24 páginas de divulgação do património do concelho, uma obra que dedicou “a todos os jovens dos oito aos oitenta anos”. Eu acrescentaria “oitenta e muitos…” pois Júlio Vaz Saraiva, jovem de 81 anos, acaba de ver editado o seu álbum “Alminhas da Freguesia de Seia” (Junta de Freguesia de Seia, Junho de 2009) com prefácio de Júlio Rocha e Sousa.
.
Retrato de Luís Ferreira Matias, por J.V.S

Fontes:
“Artistas Senenses – Júlio Vaz Saraiva”, Sérgio Reis, jornal Ecos da Nossa Escola, nº 7, Dezembro de 1999.
Porta da Estrela nº 385, 31/01/95;
“Ainda Os Viriatos e o jornal O Viriato”, de Hermano M. Santos, Jornal de Santa Marinha nº 123, 01 de Maio de 1998; “Histórias de Sena Serra” - Edição de autor, Março 2006, 327 pág.s – colectânea de crónicas publicadas no JSM desde Agosto de 1997 a 2004 e crónicas “A Partir Pedra”, publicadas na revista bimensal da Associação dos Industriais das Rochas Ornamentais;
Desdobrável da Exposição Temporária de Homenagem aos Bombeiros - Museu do Brinquedo de Seia, 2004.
Biblioteca Nacional de Portugal;
Jornal de Santa Marinha nº431, 18/06/2009 (Alminhas do Concelho de Seia);
Porta da Estrela nº865. 22 de Junho de 2009 (Mérito Municipal).
Porta da Estrela nº866, 30 de Junho de 2009.
.
Jornal Ecos da Nossa Escola, Nº7, Dezembro de 1999
(clicar na imagem para ampliar)

Sem comentários: