sábado, 23 de março de 2013

BOMBARDA com cartazes de Pedro Guerreiro



Em março, as inaugurações simultâneas da Miguel Bombarda apresentaram um novo cartaz, o primeiro de uma série com fundos fluorescentes e formas muito simples, para divulgar as datas desta iniciativa conjunta de mais de 20 galerias e espaços de arte da cidade do Porto, localizadas no quarteirão da Rua de Miguel Bombarda.

Os cartazes são da autoria de Pedro Guerreiro, licenciado em Design de Comunicação pela faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e mestre em Design da Imagem, vencedor do concurso “Fazes tu? Os próximos cartazes de Miguel Bombarda?”, que decorreu entre 19 de janeiro e 04 de fevereiro. Organizado pela empresa municipal PortoLazer, o concurso juntou 79 propostas. Guerreiro arrecadou 2500 euros e nós vamos poder ver os seus cartazes na Bombarda até novembro.

Segundo o autor, as formas e as cores prestam-se a diversas interpretações mas possuem um sentido imediato. Representam as cinco edições da Bombarda 2013, sucessivamente representados por um círculo (ponto de partida), dois traços (sinal igual), triângulo (três vértices equidistantes), quadrado (4 vértices) e asterisco com estrutura pentagonal (5 traços convergentes) “a deixar uma nota no ar de algo que não acaba aqui e para o ano há mais”. Por outro lado, as cores evocam a sucessão de estações do ano e “simbolizam à sua maneira a passagem do tempo”.

Apesar das explicações, que remetem para a frieza objetiva da estética benseana e do funcionalismo, gosto da simplicidade provocatória dos cartazes – mas as séries anteriores eram muito apelativas (VER cartazes de 2008 a 2012 no WIX).

Os últimos seis anos de inaugurações simultâneas na Miguel Bombarda foram recordados em fevereiro, na Estação de Metro da Trindade, onde esteve patente uma “timeline” dos cartazes desde 2007.

Datas das próximas inaugurações simultâneas na Miguel Bombarda:

20 de abril
01 de junho
21 de setembro
02 de novembro

Sem comentários: