terça-feira, 21 de maio de 2013

As fantasias fotográficas de Eugenio Recuenco


"A Morte de Marat", Eugenio Recuenco / Jacques-Louis David (1793)

Quem aprecia a obra (gráfica, fotográfica e cinematográfica) de Tim Burton e nunca ouviu falar de Eugenio Recuenco, não deve deixar de espreitar o mundo fantástico deste fotógrafo espanhol. 


Nascido em Madrid em 1968, Eugenio Recuenco é um dos mais interessantes fotógrafos de moda, inspirando-se nas artes plásticas para reinterpretar artistas e obras famosas, ou no mundo das crianças para contar histórias bem adultas. Para além de interpretações muito pessoais de personagens e ambientes dos contos infantis (Capuchinho Vermelho, a Bela Adormecida, a Bela e o Monstro, Cinderela) ou de grandes obras literárias (D. Quixote de La Mancha, de Cervantes), podemos apreciar fotografias inspiradas na pintura renascentista (por exemplo esta e esta) e em obras de referência da pintura universal (por exemplo, “A Morte de Marat”, de David).

Recentemente, o fotógrafo espanhol decidiu explorar o mundo cubista de Pablo Picasso para valorizar a apresentação de obras de estilistas famosos. 


Entre os clientes de Eugenio Recuenco contam-se as marcas Chanel, Diesel, Yves Saint Laurent, Nina Ricci, L'Oreal e as revistas Madame Figaro, Twill, Vanity Fair e Vogue.

Sem comentários: