domingo, 5 de maio de 2013

ARTIS XI - Algumas imagens da abertura


Comandados no sonho de despertar entusiasmos, em tempo de crise e crentes no permanente pensamento crítico e assaz desalinhante, que impele a revoluções inovadoras, sobra a esperança de refundarmos novos caminhos criativos. Sobre o que somos e o que criamos. Sobra a ideia desafiante de enfrentamento, que a expressão artística pode construir, fruto de estímulos como este que o Festival ARTIS proporciona. Com a consciência das limitações e do lugar frágil de onde partimos.”

Mário Jorge Branquinho, “Artis – Emergência Criativa”


Pintura e escultura no salão e galerias da Casa da Cultura

Outra perspetiva do salão. Esculturas de Paulo Brites e Iliana Menaia. Ao fundo, a instalação de Maia Caetano, "Estendal".

O foyer do cineteatro acolhe a fotografia

No cineteatro, com apresentação de João Simão, decorreu a homenagem aos artistas Ana Carvalhal (Pintura), Carlos Moura (Fotografia) e Tozé Novais (Música), com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo e Cristina Sousa. Luiz Morgadinho, Mário Jorge Branquinho e Sérgio Reis representaram a Associação de Arte e Imagem de Seia. A cerimónia de abertura culminou com um concerto da Orquestra Didática do Conservatório de Música de Seia.

Ana Carvalhal

Carlos Moura

Tozé Novais

A orquestra com instrumentos de corda, dirigida por Ludovic Fernandes

A orquestra já numa configuração sinfónica, dirigida por Nuno Gonçalo Pinheiro

A Orquestra Didática foi formada em 2011 no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música (EAE) do Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum” e em parceria com os Agrupamento de Escolas do ensino regular obrigatório. A configuração da orquestra varia segundo o repertório estudado. São responsáveis pelo trabalho na orquestra os professores Luís Gomes, Ludovic Fernandes (instrumentos de corda), Joaquim Raposo e Nuno Gonçalo Pinheiro (instrumentos de sopro e percussões).

Sem comentários: