sexta-feira, 31 de maio de 2013

250 anos da Torre dos Clérigos, Joel Cleto, Porto Canal


 
Igreja e Torre dos Clérigos, ex-libris da cidade do Porto. A fachada da Igreja data de 1749. Inicialmente, estavam previstas duas torres mas o custo da obra permitiu a construção de apenas uma, que ficou concluída em 1763 - há 250 anos.



Comemoram-se em 2013 os 250 anos da construção da Torre dos Clérigos, um dos ex-libris da cidade do Porto e obra emblemática do pintor e arquiteto florentino Nicolau Nasoni. Ignorando-se a data concreta da conclusão da obra, monumento nacional desde 1910, uma carta enviada pela Câmara à Irmandade dos Clérigos a 22 de abril de 1763 serviu de referência para as comemorações oficiais, cujo programa inclui exposições, concertos de música barroca (incluindo um concerto de carrilhões), conferências, edição de livros e o lançamento de um bombom comemorativo em parceria com a confeitaria Arcádia. A Irmandade ainda faz contas à ideia de construir em chocolate uma réplica da torre, à escala real (não é gralha, vem anunciado no site oficial das comemorações) mas o acontecimento constitui uma boa oportunidade para evocar Nicolau Nasoni, a figura e a obra. Em agosto de 2013, passam exatamente 240 anos sobre a sua morte – curiosamente, o número de degraus que conduzem ao topo da Torre dos Clérigos.

VER: "Num dia como este, nasceu o pintor florentino Niccolo Nasoni"

O historiador Joel Cleto dedicou recentemente 4 episódios do seu programa semanal no Porto Canal, “Caminhos da História”, à vida e obra de Nicolau Nasoni no Porto.
Desde os seus primeiros programas no Porto Canal (“Crónicas”, 2006, “Verdadeiro ou Falso”, 2007 a 2009) que acompanhei com particular interesse viajando virtualmente pelas rotas propostas / linhas dos STCP em “Viagens na Minha Terra” (2009), Joel Cleto adquiriu progressivamente grande segurança e eficácia comunicativa, sendo já considerado “o Hermano Saraiva do norte” e afigurando-se como seu digno sucessor na promoção e divulgação televisiva da História e Património nacionais.

Joel Cleto no cartaz de divulgação do programa "Viagens na Minha Terra" - Porto Canal, com o apoio da STCP, 2009. Foto: divulgação Porto Canal/STCP

“Caminhos da História” é atualmente um dos programas mais populares do Porto Canal (e também no facebook), concorrendo este ano ao prémio da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria televisão, programa de entretenimento. Uma característica distintiva do programa é o aspeto aparentemente desleixado do apresentador, lembrando o tenente Columbo (na versão Peter Falk), demarcando-se claramente do aprumo e solenidade do referido professor José Hermano Saraiva.

Outra característica distintiva do programa “Caminhos da História” tem sido a participação de convidados em estúdio (nas instalações do Porto Canal na Senhora da Hora). Só a propósito de Nasoni, Joel Cleto deu a vez e a voz a grandes figuras da cultura portuense e portuguesa - como o investigador e escritor Hélder Pacheco, ou os arquitetos Alcino Soutinho e João Rapagão, Jorge Alexandre Costa (Escola Superior de Educação do Porto) e ainda António Tavares (Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto), Giovanni Tedesco (historiador italiano, especialista em Nasoni). Para além de algumas notícias atualizadas (sobre a recuperação da Quinta da Prelada ou o futuro Museu da Misericórdia na Rua das Flores, por exemplo), alguns dados curiosos trazidos pelo arquiteto João Rapagão sobre as preocupações urbanísticas de Nasoni, já que a Torre dos Clérigos se situa estrategicamente no cruzamento de dois importantes eixos da cidade à época: a rua de Cedofeita, a via de entrada na cidade pelo norte, e a via de ligação com a Igreja de Santo Ildefonso, na atual Praça da Batalha, pela atual rua 1º de janeiro, ao cimo da qual existia um obelisco de Nasoni – que ainda pode ver-se junto da referida igreja.

Igreja de Santo Ildefeonso. À esquerda e ao fundo, o obelisco retirado do sítio original.

No âmbito das comemorações, está para breve o lançamento de livros de Hélder Pacheco (Porto: a Torre da Cidade", Afrontamento), Germano Silva ("Os Clérigos", Edição da Irmandade dos Clérigos), do arquiteto Manuel Montenegro (a arquitetura da Torre) e do professor Francisco Queiroz (património artístico da Igreja e da Torre), reunindo o conhecimento atual sobre esses assuntos. 

O Porto de Nasoni“ - "Caminhos da História", Porto Canal, 2013

1º Episódio - O pintor e a Catedral do Porto
2º Episódio -  Das igrejas aos palácios”
3º Episódio - As quintas de lazer (Ver programa de 6 de maio)
4º Episódio - A Torre dos Clérigos (Ver programa de 13 de maio)

1 comentário:

Guiomar Ricardo disse...

O trabalho desenvolvido pelo Dr. Joel tem um significado especial dadas as comemorações em curso.Incansável em transmitir os seus conhecimentos tornou-se num incontornável contador de histórias da História do Porto.
Sou sua admiradora incondicional.