sexta-feira, 6 de abril de 2012

O Castelo em 3 atos

De 14 de abril a 17 de junho, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, vai acolher trabalhos de vários artistas de diversas áreas, com destaque para a instalação e a escultura, que utilizarão como palco e cenário os seus diversos espaços. O curador da mostra é Paulo Cunha e Silva.

Os artistas convidados prometem intervenções surpreendentes, explorando o tema proposto: "Assalto, Destruição e Reconstrução". O desafio é “utilizar a ideia de Castelo como poderosa metáfora que agarra as grandes questões contemporâneas (…), os temas que agitam o nosso tempo.” Não é de admirar, portanto, que as vetustas salas dos Paços dos Duques possam ser ocupadas por muros de tijolo, montões de escombros, estruturas metálicas retorcidas, entroncamentos de reflexões e de sensações. Alguns dos artistas convidados: Fernanda Fragateiro, Gabriel Abrantes, João Luís Carrilho da Graça, João Pedro Vale, João Onofre, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Miguel Palma, Rui Chafes.

O projeto “O Castelo em 3 Atos” decorrer á em 3 momentos distintos, de abril a novembro de 2012, englobando duas grandes conferências internacionais sobre “O Futuro da Europa” e “O Futuro do Mundo numa Europa sem Futuro (à vista)”, cujos participantes a organização da Guimarães 2012 promete anunciar oportunamente.

Salão de banquetes do Paço dos Duques


Sem comentários: