terça-feira, 24 de abril de 2012

Catarina Machado | Backside Painting


Há dias, revi na RTP2 o interessante documentário de Raquel Vidal (1) sobre a artista plástica portuense Catarina Machado (“Catarina Machado | Backside Painting”), realizado e apresentado no âmbito do Fantasporto 2011.

Há anos que aprecio o trabalho de Catarina Machado, que tem uma linguagem plástica muito próxima da minha e é muito versátil e inventiva quando recorre a outros suportes que não a tela. O recurso às silhuetas antropomórficas da sua pintura e o uso exuberante da cor lembram Nikias Skapinakis, embora também aborde o movimento e o ritmo puros recorrendo a formas sintetizadas de expressão dinâmica. Aqui, torna-se inevitável recordar que a pintora também é desportista, praticante de surf, e que o desporto serviu de tema a muitos dos seus trabalhos e até a exposições individuais.

Catarina Machado é licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto. Pós-graduada em Arte Contemporânea pela Universidade Católica do Porto.
Dá aulas de pintura no atelier livre do S.B.N. desde 2005.
Participa em exposições coletivas desde 1995 e expõe individualmente desde 1996, um pouco por todo o país e em Espanha. Participou em diversas feiras internacionais de arte contemporânea como a New Art Barcelona, IV Foro Atlântico Pontevedra, Trânsito Toledo, Art al Hotel Valência, MIART em Milão, Viena Aushotel Áustria, Art Cologne na Alemanha, na ARCO em Madrid e na Arte Lisboa.
A sua primeira exposição individual realizou-se na Esteta Galeria, Porto, e intitulava-se “Espaços”. É representada pela Galeria Alvarez , Porto.
A sua obra mereceu alguns prémios e distinções: Prémio Pintor Fernando de Azevedo (ex-aequo), XV Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira, 2003; Menções Honrosas nos  XI, XII, XIV, XV, XVI e XVIII Salão de primavera na Galeria de do Casino Estoril (1998 a 2003, 2005), V Prémio Nacional de Pintura ”Pintor António Joaquim”, Vila Nova de Gaia (2001), IV Bienal de Pintura Arte Jovem de Penafiel, Penafiel (2006), 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande (2008) e no II Prémio de Fotografia Argo, Gondomar (2010).


Catarina Machado, “Blowing with the Wind”, 2010, acrílico sobre tela


Catarina Machado, “Little Wing” e “ Fly on…”, 2009, acrílico s/PVC em caixa de madeira

(1) - Raquel Vidal nasceu em Barcelona, Espanha, mas vive e trabalha em Portugal. É realizadora de cinema independente desde 2009. Licenciatura em Som e Imagem pela Universidade Católica. Realiza atualmente o Mestrado em Cinema e Audiovisual na mesma universidade, após ter frequentado um curso sobre Documentário na London Film Academy em 2010.
Obras oficialmente selecionadas para festivais: "Backside Painting | Catarina Machado ", no Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, 2011; “Are you – The Eleanors”, no 8º Festival Audiovisual Black & White, Escola das Artes da Universidade Católica, Porto, 2011.

Sem comentários: