sábado, 26 de março de 2011

Recordações da Casa Rosa

"Recordações da Casa Rosa" - Casa de Serralves, 24 Março a 12 Junho 2011


Vista parcial da exposição (antiga sala de estar da Casa)


Na Casa de Serralves, até ao dia 12 de Junho, encontra-se em exposição um conjunto de obras de António Areal, Jorge Queiroz e Paula Rego, pertencentes à colecção da Fundação de Serralves.

No folheto da apresentação da exposição, pode ler-se: "O confronto destes três universos, que em comum apresentam o recurso à figura e à narrativa - ainda que a realidade seja neles subvertida pela possibilidade da ficção - revela outros tantos imaginários que se poderão rever no espaço da Casa de Serralves, também ele fortemente ficcionado pela utopia do seu passado."
.
Intitulada "Recordações da Casa Rosa", a exposição foi inaugurada no dia 24 de Março pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.



Concebida e projectada principalmente (1) por Charles Siclis e José Marques da Silva, destinada a residência de Carlos Alberto Cabral (1895-1968), 2º Conde de Vizela, a Casa foi construída entre 1925 e 1944 na antiga quinta de férias da família, que lhe coubera em herança.
.
O Conde habitou a Casa com a esposa, Blanche Daubin, de 1944 a 1957, ano em que vendeu a quinta de Serralves ao industrial Delfim Ferreira (1888-1960), devido a dificuldades financeiras. Uma das condições do negócio era que a casa e a propriedade nunca fossem modificadas, uma condição que a família de Delfim Ferreira honrou sempre, até 1986, ano em que foi adquirida pelo Estado, sendo Teresa Patrício Gouveia (2) a Secretária de Estado da Cultura (3).
.
Exemplar único da arquitectura Arte Déco, a Casa foi classificada em 1996 como “imóvel de Interesse Público”.

(1) Na realidade, a Casa de Serralves é uma obra colectiva. Charles Siclis (Paris, 1889-Nova Iorque, 1942) e José Marques da Silva (Porto, 1869-1947) foram os principais arquitectos mas o projecto também acolheu alterações do próprio Conde, do decorador Émile Jacques Ruhlmann e do seu sobrinho, o arquitecto Alfred Porteneuve.
(2) Mais tarde, foi presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves (2001-2003) e é administradora da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2004. Teresa Gouveia foi casada com o poeta e publicitário Alexandre O'Neill.
(3) Os Governos de Cavaco Silva (X, XI e XII governos constitucionais) nunca tiveram um ministro expressamente para a Cultura e o cargo foi efectivamente desempenhado por secretários de Estado.

Sem comentários: