sábado, 19 de março de 2011

PINTURA NA MOITA-2

Pintura mural no centro histórico da Moita

A simpática vila da Moita deve o seu nome a uma das mais antigas actividades das suas gentes, a apanha de lenhas e matos, documentada desde meados do séc. XIV. Actualmente, é sede de um concelho constituído por 6 freguesias (Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gaio-Rosário, Moita, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira).
.
A cultura local é marcada pelas tradições ligadas ao rio Tejo e à marinhagem, aos cavalos, aos touros e à tauromaquia. Nos estaleiros de Gaio ainda se constroem alguns barcos tradicionais do Tejo, decorados com elementos florais e cenas da vida quotidiana regional, havendo inclusive cursos para fomentar o gosto e a continuidade da tradição iconográfica da pintura naval - no Centro Náutico Moitense e Associação Naval Sarilhense. Apesar disso, o concelho acolhe as mais diversas manifestações de modernidade - com destaque para um festival de música metálica ("Moita Metal Fest"), integrado na "Quinzena da Juventude".

A Câmara Municipal e as diversas colectividades do concelho promovem anualmente um conjunto diversificado de inciativas, algumas delas dirigidas especificamente à pintura. A sala de exposições do Posto de Turismo acolhe geralmente duas exposições por mês, muitas vezes de pintura. De dois em dois anos, realiza-se em Alhos Vedros a Bienal de Pintura de Pequeno Formato - Prémio Joaquim Afonso Madeira, organizada conjuntamente pela Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros e o Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV). No centro histórico da vila encontram-se com facilidade várias manifestações artísticas públicas, como pinturas murais e elementos escultóricos de cariz popular, sobretudo com intuitos decorativos.


Fachada decorada com elementos taurinos - centro hitórico da Moita.


Pintura mural - "Nesta Terra quem não cava já cavou / Quem não rema já remou".


Balcão com perfil de fragata (Café Fragata, Moita), exibindo a decoração caractarística dos barcos do Tejo. Em Março, realiza-se em Sarilhos Pequenos um Curso de Pinturas Tradicionais em Embarcações.
.

Em Alhos Vedros, realiza-se vai para dez anos uma Bienal de Pintura de Pequeno Formato

Sem comentários: