quarta-feira, 10 de junho de 2009

7 Maravilhas Portuguesas no Mundo


Na noite de 10 de Junho, no Portimão Arena, foram divulgadas as 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo, de um total de 27 seleccionadas, e entregues os respectivos troféus aos representantes dos 5 países onde se localizam esses monumentos, dispersos por 3 continentes.

Dois desses cinco países, Brasil e India, receberam duas distinções cada - dois anos após terem sido distinguidos nas 7 Maravilhas do Mundo, respectivamente através da Estátua do Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e Taj Mahal (Agra). As três restantes foram para Cabo Verde, China e Marrocos, recordando que Portugal é o país com mais património espalhado pelo mundo.

O resultado pareceu-me bem, tanto mais que votei em 4 desses monumentos (Bom Jesus de Goa, Igreja de São Paulo em Macau, Igreja de São Francisco em Ouro Preto e Convento de São Francisco na Bahia). Estes concursos nunca são consensuais, e ainda bem, pois permitem a discussão em torno do Património e um maior conhecimento das riquezas culturais nacionais e mundiais. E o resultado das 7 Maravilhas do Mundo foi bem controverso...

Os monumentos mais votados pelo público, por ordem de divulgação, foram os seguintes:

- Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia)
- Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde)
- Convento de São Francisco e Ordem Terceira (Bahia, Brasil)
- Fortaleza de Diu (Índia)
- Fortaleza de Mazagão (Marrocos)
- Igreja de São Paulo (Macau, China)
- Igreja de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto, Brasil)
.
Dos sete, os meus preferidos são a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, e a Basílica do Bom Jesus em Goa.


A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, a mais famosa construção religiosa de Minas Gerais, é uma preciosidade do barroco brasileiro e começou a ser construída em 1766 na então Vila Rica, depois Ouro Preto. António Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho (1730-1814), assinou praticamente toda a obra, desde o projecto às esculturas da portada e dos púlpitos. A grandiosa pintura do tecto foi realizada entre 1801 e 1812 por Mestre Ataíde (Manoel Da Costa Athayde, 1762-1830), da Escola de Mariana-MG, e representa a Assunção de Nossa Senhora (ver imagens).
O Aleijadinho e Mestre Ataíde são considerados os dois maiores artistas do Brasil colonial.

.
A Basílica do Bom Jesus de Goa é um templo jesuíta construído no final do século XVI, no início da ocupação portuguesa (1510-1961). A sua construção demorou apenas 9 anos, um recorde para a época, e foi dedicada ao Menino Jesus. O templo acolhe os restos mortais de S. Francisco Xavier, levados para Goa quase 150 anos após a sua morte, por deferência do Duque da Toscânia, Cosimo III. Jazem num caixão de vidro, colocado dentro de uma caixa de prata decorada por um joalheiro florentino do século XVII (ver imagem).

Actualmente, Goa é o menor estado indiano em território e o 4º menor em população (1,3 milhões) mas tem o PIB per capita mais rico da India.

A declaração oficial das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (10/06/2009) teve por base um espectáculo multimédia transmitido em directo pela RTP (canal 1), parceira do projecto. Em 2007, a parceira de media foi a TVI.

As 7 Maravilhas terão continuidade em 2010, com as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, a divulgar nos Açores, segundo foi anunciado pela Realizar S.A., que tem organizado estes eventos em Portugal, juntamente com a Young & Rubicam Brands S.A.

Estas iniciativas tiveram origem no projecto suíço New 7 Wonders, que permitiu eleger as 7 Novas Maravilhas do Mundo em 2007, através de um concurso informal e popular por telefone ou internet. A declaração oficial decorreu em Lisboa em 07/07/2007, numa cerimónia no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Na mesma ocasião, foram anunciadas as 7 Maravilhas de Portugal.

As 7 Maravilhas de Portugal (anunciadas em 07/07/2007) são as seguintes:

- Castelo de Guimarães

- Castelo de Óbidos

- Mosteiro de Alcobaça

- Mosteiro da Batalha (ou de Santa Maria da Vitória)

- Mosteiro dos Jerónimos (ou de Santa Maria de Belém), Lisboa

- Palácio da Pena, Sintra

- Torre de Belém, Lisboa

Sem comentários: