sábado, 13 de abril de 2013

Pintura de Le Brun encontrada no Hotel Ritz em Paris



A Christie’s vai leiloar a 15 de abril, em Paris, a tela “O Sacrifício de Polixena” (óleo sobre tela, 179X131 cm), pintada em 1647 pelo mestre francês Charles Le Brun (1619-1690). Le Brun foi uma figura dominante da arte francesa do século XVII, considerado pelo rei Luís XIV “o maior artista francês de todos os tempos”.

Este quadro decorava a suite do Hotel Ritz, em Paris, onde Coco Chanel (1883-1971) viveu durante mais de 30 anos e cujo autor era desconhecido. No final do verão passado, o hotel fechou para obras de renovação e o quadro foi enviado para limpeza. Durante essa operação, surgiu o monograma "C.L.B.F" ("Charles Le Brun Fecit", Charles Le Brun a fez) e a data, 1647.

O quadro representa o assassinato de Polixena, a filha mais nova do rei Príamo de Tróia, às mãos de Neoptólemo, filho de Aquiles. De acordo com o mito, a jovem princesa revelou a fraqueza de Aquiles, imprudência que levou à morte do herói grego.


Atualização a 18 de abril 2013:

A pintura “O Sacrifício de Polixena” foi vendida na Christie’s por 1.44 milhões de euros (1.88 milhões de dólares) ao Metropolitan Museum de Nova Iorque. O produto da venda será aplicado na fundação criada pelo dono do Hotel Ritz, Mohamed Al Fayed, em memória do filho, Dodi Al Fayed, falecido no mesmo acidente de viação que vitimou a Princesa Diana de Gales em 1997.
A pintura de Charles Le Brun será exposta em Nova Iorque até ao final de maio.
A reabertura do Ritz Paris está prevista para 2014. 

Sem comentários: