sábado, 31 de janeiro de 2009

Carlos Moura - 20 anos de fotografia


Em Janeiro, a Casa Municipal da Cultura apresentou a exposição "20Ver" - 20 anos de fotografia de Carlos Moura, uma selecção de imagens fotográficas do autor, que comemora em 2009 não só os 20 anos de profissão mas também o 40º aniversário, a 6 de Julho.


Trata-se de uma pequena exposição retrospectiva, que evidencia o seu gosto pela cor e pelas texturas, muito bem interligadas nas fotografias do "Sino de Santa Rita", da vinha ("Curva"), das árvores com as cores do Outono ("Fim-de-tarde") ou das mãos da queijeira (cartaz de uma Feira do Queijo, salvo erro em 2003). No entanto, a exposição pareceu-me sumária, muito breve e sem apresentar dados técnicos sobre as fotografias (título, local, ano, dados técnicos), importantes para definir uma cronologia dos 20 anos e distinguir os momentos mais importantes desse percurso - que se vislumbram na biografia distribuída. Assim, passa ao lado do visitante a presumível importância dessas imagens no contexto dos 20 anos, mas também a noção exacta do nível artístico atingido por Carlos Moura - que pode ser mais e melhor observado no seu blog: www.carlosmoura-cmoura.blogspot.com
Confirma-se, aí, a existência de um "estilo" pessoal de combinação da cor e da textura, mais evidente na fotografia não-documental, onde o artista se liberta, mas cuja gramática consegue aplicar em outros tipos de trabalho fotográfico - o que constitui sem dúvida uma garantia acrescida de qualidade.

"Carlos Moura (C. Moura) nasceu em Loriga em 1969. Reside em Seia. Em Janeiro de 1989 “abraça a fotografia”, iniciando um percurso que o leva a obter vários destaques dignos de registo no seu currículo artístico. De 1990 a 1998 é fotógrafo profissional. Trabalhou como fotojornalista em Lisboa, em 1994 e 1995. Em 2006, iniciou a prática da fotografia digital, ano em que efectua a 301ª reportagem de casamento.

No seu currículo regista a participação na Exposição de Fotografia a Preto e Branco (Loriga e Lisboa, 1995); Curso de Foto Estúdio IADE (Lisboa, 1995); 1º Lugar no Concurso Nacional de Fotografia de Seia (1995); Fotografismo Publicações Europa – América (1995/1996); Colaborador Fotográfico no Centro Nacional de Cultura (1996); Exposição de Fotografia (Seia, 1997 e 2004); Exposição de Fotografia (Celorico da Beira, 2004) e ARTIS IV, V, VI e VII (Seia, 2005, 2006, 2007 e 2008).


É detentor de um arquivo fotográfico de cerca de 50 mil fotogramas e é autor de 3 colecções de postais. As suas fotos têm sido publicadas por diversos jornais e revistas, com destaque para o jornal “Expresso” , revistas “Visão” e “Foto” e nos jornais locais – “Porta da Estrela”, “Noticias da Serra”, “Garganta de Loriga” “A Neve”, “Folha do Centro”, Jornal do Deficiente, e Midia Shoping.Carlos Moura anda há 20 anos de olho na objectiva, apesar da sua deficiência visual, daí esta exposição – “20Ver”."

Fontes:
Informação da Casa Municipal da Cultura / folheto de apresentação do autor e da exposição.

Sem comentários: