segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cascatas de São João, tradição renovada


Joaquim Correia, autor da cascata da Fundação Escultor José Rodrigues (1º Prémio)

A cascata sanjoanina é uma tradição com largas e profundas raízes populares no norte de Portugal, onde o São João é particularmente venerado e inspira alguns feriados municipais. No patamar de uma porta ou no recanto de uma parede, sobrevive a cascata da garotada, mas, em espaços recolhidos ou dentro de portas, a cascata torna-se complexa e mesmo monumental, estática ou com figuras animadas e água a correr.

A Câmara Municipal do Porto organiza todos os anos o Concurso de Cascatas de São João. Em 2013, o concurso registou 26 concorrentes na categoria principal, mais 10 escolas e grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais. Os prémios principais foram para a  Fábrica Social - Fundação Escultor José Rodrigues (cascata nº19) e para a Associação dos Moradores da Lomba (cascata nº 14). Foram atribuídas Menções Honrosas às cascatas do Colégio Nª Sª da Esperança (nº 12), de Orlando Sereno Moreira (nº 16) e do Sea Life Porto – Merlin Entertainments (nº 26).

Em Vila Nova de Gaia, uma das cascatas mais famosas é a do Sporting Clube do Candalense. Obra de diversos artesãos e sócios do clube, a cascata apresenta conhecidos monumentos de Gaia, como o mosteiro da Serra do Pilar e a ponte D. Luís, e cerca de 200 figuras em movimento.

Fernando Neto, autor da cascata da  Lomba, Bonfim (2º Prémio)

Cascata do Sporting Clube Candalense, com mais de 200 figuras animadas

Os monumentos à escala são uma característica da cascata do Candal

Sem comentários: