domingo, 27 de maio de 2012

Fotografia de Zaida González na Serpente


Zaida González, "Branca de Neve", fotografia colorida

A Serpente – galeria de arte contemporânea, apresenta até 2 de junho, uma interessante exposição de Zaida González, intitulada “Primera Comunión”.

Zaida Gonzáles Ríos é uma fotógrafa chilena (n. 1977, Santiago do Chile) formada pelo Instituto de Comunicación Alpes, que desenvolve desde 2000 um consistente trabalho na área da publicidade, não só a nível criativo mas, também, de compreensão teórica do fenómeno da fotografia publicitária, em conjunto com investigadores e artistas.

Em 2003, integrou o grupo de artes plásticas chileno “Miss Tres Senoritas” mas expõe desde 1999, ano da coletiva de fotografia "Ángeles y demonios", no Instituto Alpes. Desde então, tem realizado várias exposições individuais e coletivas no Chile, Venezuela, Colômbia, Argentina, EUA, Espanha, Bélgica, França, e agora em Portugal.

A exposição “Primera Comunión” foi a primeira que realizou fora do Chile, em 2004, integrada na IV Bienal de Arte e Fotografia de Liege, Museu Les Chiroux, Bélgica, e mostra-se agora no Porto, na Rua de Miguel Bombarda. O conjunto de imagens, fotografias analógicas a preto e branco coloridas à mão com tintas de aguarela, interpreta criticamente, com ironia, os costumes sociais de sociedades fechadas, retratando alguns tipos sociais em particular e a relação que se estabelece entre as pessoas, com destaque para as relações familiares e em particular a perspetiva machista do casamento. Os títulos sugestivos das exposições (“Las Novias de Antonio”, “Recuérdame al morir com mi último latido”, “Arroz con leche me quiero cazar” ou “Cinturón de castidad”, por exemplo) enquadram a respetiva temática, tratada como imagens oníricas evocando os retratos de família antigos, em ambientes simbólicos carregados de kitsch popular.

Sem comentários: