segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GUIMARÃES E MARIBOR 2012

Em 2012, Guimarães será uma das duas capitais europeias da Cultura, juntamente com a cidade histórica de Maribor, a segunda mais populosa da Eslovénia. A abertura oficial realiza-se a 21 de Janeiro de 2012.

O programa da Maribor 2012 organiza-se em torno de dois eixos, horizontal e vertical. Horizontalmente, apresenta um conjunto de iniciativas abrangendo as mais diversas áreas artísticas individuais (literatura, música clássica, música contemporânea, artes performativas, criatividade infantil e juvenil, cinema e artes visuais), organizadas por consultores e produtores criativos para cada área. As secções Terminal 12, Keys to the City, Urban Furrows e LifeTouch, integram-se verticalmente nas áreas artísticas para originar programas próprios, de acordo com os seus conteúdos e expectativas específicas. A arte culinária não foi esquecida, sob o lema “Maribor 2012 – Capital de sabores”. O site oficial da Maribor 2012 destaca inclusive a existência na cidade da videira mais antiga do mundo.

Guimarães 2012 apresenta-se como “um projeto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que tem a cultura, na sua mais ampla aceção, como motor dessa transformação”, “um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura, literatura, pensamento, teatro, dança, artes de rua”, cruzando “produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade”.

Partindo dos valores “Cidade”, “Cidadania e Participação” e “Dimensão Europeia”, o projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura visa ”desenvolver o capital humano”, “criar uma economia criativa” e “gerar uma nova geografia dos sentidos”.

O programa abarca 8 áreas, cada qual com o seu responsável: Comunidade (Suzana Ralha); Música (Rui Massena); Artes Performativas (Marco Barbosa); Arte & Arquitetura (Gabriela Vaz Pinheiro); Cinema e Audiovisual (João Lopes); Espaço Público (José Bastos); Pensamento (João Serra); e Tempos Cruzados (João Meira), um programa associativo.

Tanto Guimarães 2012 como Maribor 2012 integram projetos a serem realizados durante todo o ano, pontualmente ou em continuidade. Na capital da cultura portuguesa, o espaço de acolhimento e informação para os visitantes situa-se no nº 60 de uma das ruas mais antigas da cidade, a Rua de Camões.

Sem comentários: