terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Biblioteca Digital Mundial na Internet

Página inicial da BDM

Encontra-se disponível na Internet a BDM - Biblioteca Digital Mundial, reunindo livros, mapas, textos, fotos, gravuras e filmes dos cinco continentes ao longo dos tempos. Cada uma das preciosidades e relíquias culturais oriundas das principais bibliotecas do mundo é apresentada através texto explicativo disponível em sete idiomas, entre os quais o português, que deve ser selecionado pelo utilizador na janela correspondente. As outras línguas são o árabe, chinês, espanhol, francês e inglês, mas encontram-se disponíveis documentos em mais de 50 idiomas das seguintes regiões do mundo: América do Norte; América Latina e Caribe; Europa; Oriente Médio e Norte de África, África, Ásia Central e do Sul, Ásia Oriental, Sudeste da Ásia, Oceania e Pacífico.

A BDM (em inglês, WDL – World Digital Library) é um projeto da UNESCO que envolve outras 32 instituições culturais e oferece uma porta de entrada para as culturas do mundo, destinada sobretudo a investigadores, professores e alunos.

Com um simples clique, podem ser apreciados documentos que pouca gente aspirava ver e conhecer, como o primeiro documento impresso da história (Hyakumanto Darani, um documento japonês do ano 764), os primeiros mapas da América (1562), a Bíblia de Gutemberg (1450-1455), a curiosa “Bíblia do Diabo” (1200-1230), a Declaração da Independência dos Estados Unidos (1776), o original das Fábulas de La Fontaine (1888) ou o “Apocalipse de São João” (1470), um livro impresso com placas de madeira, nas quais o texto e o desenho eram previamente entalhados, contemporâneo da impressão com carateres móveis e percursor da atual banda desenhada. A preciosidade mais antiga da BDM data de 8000 a.C., um conjunto de gravuras rupestres africanas.

No que respeita a Portugal, estão disponíveis mapas e gravuras desde 1500 a 1900. Um dos mapas mostra Lisboa após o terramoto de 1755.

http://www.wdl.org/pt/

Sem comentários: