sábado, 21 de janeiro de 2012

Fotografia de Nuno Pinheiro

Carlos do Carmo, julho de 2009

No foyer do cineteatro da Casa da Cultura, pode ser apreciado até final de janeiro um conjunto de fotografias de Nuno Pinheiro, recordando concertos realizados em Seia nos últimos três anos.

Trata-se de uma fotografia instintiva e afetiva, com interesse artístico e também documental, na medida em que reporta um acontecimento e testemunha um facto, mas que apresenta ao fotógrafo amador um desafio adicional, como o próprio explica no texto de apresentação da exposição, o “desafio de perceber e/ou antecipar o momento” (…) “que não se pode pedir para repetir ou ajustar”. Uma dificuldade também presente na fotografia de desporto, que Nuno Pinheiro pratica com desenvoltura.

Por esta exposição e pelas fotos que vai publicando na Internet, nos seus blogues (blog-do-pinhas e fotosdopinhas), no Olhares, no Flickr ou no Picasa, percebe-se que a fotografia faz já parte da sua vida e que recebe os cuidados necessários para que meras fotografias de ocasião se transformem em objetos artísticos desejáveis, preciosamente sugestivos e com grande interesse sociocultural.

Nuno Monsanto Pinheiro nasceu em Seia em 1970 e reside em Vila Chã. Fotógrafo amador, frequentou um curso de fotografia de Natureza no CISE, em 2010. Participou em exposições coletivas de fotografia na Artis IX e X, em 2010 e 2011.

Sem comentários: