domingo, 8 de maio de 2011

Prémio de Escultura da ARTIS X para Hugo Maciel

O escultor Hugo Maciel agradece a atribuição do Prémio.

Menções Honrosas para Fernando Saraiva e Iliana Menaia


Hugo Maciel foi o vencedor do primeiro Prémio Internacional de Escultura do X Festival de Artes Plásticas de Seia, com a obra intitulada “Tensão e Alma do Ferro” O júri decidiu ainda atribuir Menções Honrosas a obras apresentadas a concurso por Fernando Saraiva (n. Porto) e Iliana Menaia (n. Ponte de Sôr, 1975).

A obra distinguida, composta por várias peças geométricas de ferro soldadas entre si, tem a particularidade de prever vários tipos de suspensão. A sequência de formas interligadas suscita o diálogo entre o exterior e o interior, o material e o imaterial, no sentido pleno do termo, de fogo e luz que imana do lugar mais interior e atópico do corpo, mas também o de iluminária suspensa, irradiando à sua volta luz e verdade.Entre os trabalhos recentes do jovem escultor Hugo Maciel contam-se diversas medalhas, algumas das quais premiadas: medalha comemorativa do Centenário da República – Município de Aljustrel (2010), medalha vencedora do concurso de medalhística integrado nos Prémios de Salúquia às Artes (2009), uma iniciativa transfronteiriça realizada anualmente em Moura, a medalha comemorativa do 15º Aniversário do MAC - Movimento de Arte Contemporânea (Prémio MAC Inovação, Lisboa, 2009). Foi ainda um dos finalistas no polémico concurso (1) para a medalha oficial das comemorações do Centenário da República – INCM (2009). Foi-lhe atribuído o Troféu Personalidades e Modalidades, GDUL – Reitoria da Universidade de Lisboa (2009 e 2010) e recebeu vários prémios no I, II e III Prémio Ibérico de Escultura (Serpa, 2008 a 2010).

Hugo Maciel reside em Sesimbra. Licenciado em Escultura pela FBAUL (2006-2009), frequenta o mestrado em Escultura Pública na mesma Faculdade (2009-2011). Iniciou a sua formação artística - Escultura e Pintura – no atelier particular de Dulce Nunes (2002-2004).
É membro do FIDEM – Fédération Internationale de la Médaille d’Art e do Volte Face – Medalha Contemporânea.

Participou em várias exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro: VI Bienal Internacional de Medalha Contemporânea, Seixal (2010); “Tensão e Equilíbrio – A Alma do Ferro”, Aljustrel (2010); FIDEM XXXI – Congresso Internacional da Medalha, Finlândia (2010); V Bienal Dorita Castel-Branco, Sintra (2009); “New Ideas in Medallic Sculpture” – Rack and Hammer Gallery, Nova Iorque; Reitoria da Universidade de Lisboa; The University of the Arts, Philadelphia (2008-2011).

Autor da escultura pública “Dois Apoios” (Sesimbra, 2011), Monumento ao Mineiro de Aljustrel (2010) e do relevo “Presépio” (Lisboa, 2009-2010).


Hugo Maciel - "Tensão e Alma do Ferro", ferro soldado

Sem comentários: