Balbina Mendes, "O Chocalheiro da Bemposta"
As Máscaras de Balbina Mendes
Depois das paisagens transmontanas e durienses, os usos e costumes do nordeste de Trás-os-Montes ligados às máscaras tradicionais e costumes rituais dessa mesma região portuguesa servem de tema e inspiração aos trabalhos mais recentes de Balbina Mendes.
Trata-se de uma realidade com raízes intemporais e que a artista conhece bem, sendo natural de Malhadas, Miranda do Douro. Se as paisagens pintadas são um tributo da artista às belezas naturais, dominadas pelos impressionantes volumes topográficos e lonjura de horizontes, estes trabalhos representam uma homenagem da artista à cultura da sua região, uma viagem às raízes culturais transmontanas. Um dos principais atrativos das manifestações populares transmontanas posteriores ao Natal e até ao Entrudo, com destaque para as festas dos caretos ou dos rapazes (pelo Santo Estêvão), as máscaras determinaram a criação em Bragança da Bienal da Máscara.
Uma das obras mais emblemáticas de Balbina Mendes é o “Chocalheiro da Bemposta”, que resume o colorido sedutor e traquinice dos mascarados quando saem a terreiro para chocalhar as moças que encontrem no seu caminho. Pintada com dimensões muito superiores ao seu tamanho real, como acontece na maioria das pinturas desta série temática, a obra é marcada pela forma ovalada da máscara, que preenche todo o espaço da tela, coberta de cores vivas e brilhantes. O tamanho da máscara pintada reforça os contrastes de cor e elementos visuais utilizados, típicos da arte popular, conferindo à composição uma dimensão plástica notável e grande impacto visual.
Balbina Mendes nasceu em 1955 em Malhadas, Miranda do Douro. Realizou a sua primeira exposição em 1989, no Porto. Dedica-se exclusivamente à pintura, expondo regularmente em Portugal e no estrangeiro. Espanha• Sória –Palacio de la Audiencia• Aranda de Duero – Casa de Cultura• Zamora- Fundación Rei Afonso Henriques Estados Unidos• Newark- Public Library Bélgica• Bruxelas: - Galeria Orpheu Áustria• Viena – Europasaal- LAI.
Site de Balbina Mendes: Loja das Ideias
Máscaras de Balbina Mendes na RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário