terça-feira, 3 de maio de 2011

ARTIS X ABRE A 7 DE MAIO


Artistas seleccionados para o Salão de Artes Plásticas, artistas senenses presentes na XIII Colectiva, fotógrafos locais participantes na Mostra de Fotografia, AQUI.

ARTIS X ABRE A 7 DE MAIO (*)

Mil e um bons motivos para visitar o X Festival de Artes Plásticas de Seia

Para além da nova designação, que marca a mudança de rumo da ex-Festa das Artes e Ideias, o agora Festival de Artes Plásticas apresenta-se centrado num Salão de Artes Plásticas, cujas obras participantes são admitidas por concurso. Substituindo a antiga curadoria, com artistas de renome convidados para uma exposição colectiva, optou-se pela estratégia do concurso, com prémios, para alargar o espectro da participação e permitir ao júri seleccionar um conjunto representativo de obras para a exposição colectiva. Integraram o júri de selecção o artista plástico e professor do ensino superior politécnico, Luís Calheiros, o programador cultural da Casa da Cultura e mestrando em animação artística, Mário Jorge Branquinho, e Sérgio Reis, artista plástico e professor do ensino básico e secundário.
Concorreram 92 artistas nas modalidades de pintura e escultura, oriundos de 43 localidades portuguesas, e um artista brasileiro, de Fortaleza. De grande diversidade estética e com diferentes níveis de exigência artística, as obras foram apreciadas uma a uma tomando em consideração todos os dados fornecidos pelos respectivos autores e o número desejável de obras a seleccionar atendendo ao espaço disponível para a exposição – as galerias da Casa da Cultura. Após algumas horas de trabalho, ficou reunido um conjunto de obras com acentuado interesse estético e comunicativo, marcada originalidade e desenvoltura técnica. Algumas obras combinam criativamente vários materiais, no âmbito da técnica mista, despertando a sua tridimensionalidade em suportes tradicionais ou mesmo fora deles, procurando articular linguagens distintas em soluções criativas de grande espacialidade e impacto visual. Entre as principais características da arte actual contam-se precisamente essa intenção espacial informada, a experimentação de materiais e a fusão das fronteiras entre disciplinas, promovendo a multiplicidade e interacção de linguagens diversas. Foram seleccionadas 52 obras de 38 artistas, 15 dos quais na modalidade de Escultura. Entre as obras seleccionadas, contam-se 12 da autoria de artistas senenses: Carina Alexandra, Pedro Ribeiro e Ricardo Cardoso, na pintura; Adelino Cunha, Ana Carvalhal, António Nogueira, Daniel Lopes, Lucas Ressurreição e Virgínia Pinto, na escultura. Os premiados (Pintura, Escultura) e as menções honrosas serão anunciados na abertura oficial do Festival, a 7 de Maio.
Os artistas locais nunca foram esquecidos na ARTIS, que teve origem nas grandes colectivas de artistas senenses (1999, 2000 e 2001). A edição de 2011 mantém a exposição colectiva de artistas locais, a realizar no “foyer” do cine-teatro, e serão homenageados mais um artista e um fotógrafo senenses. Em 2010, foram distinguidos José Carlos Calado (Fotografia) e Ricardo Cardoso (Artes Plásticas). São mais algumas dezenas de bons motivos para visitar o X Festival de Artes Plásticas de Seia.
Este ano, a exposição colectiva de Fotografia trocará os espaços tradicionais de exposição para se destacar nas montras de Seia, naturalmente com a preciosa colaboração dos comerciantes. Trata-se de uma maneira diferente de levar a arte da fotografia ao grande público, muito dele avesso a frequentar exposições. Montra das artes do concelho, a ARTIS vai andar pelas montras da cidade, a revelar-se, insinuar-se, cativar.
A ARTIS X apresenta ainda obras recentes de Balbina Mendes, uma artista natural de Miranda do Douro. Conhecida pelas suas paisagens (transmontanas e durienses) a óleo, que apresenta geralmente em exposições itinerantes, Balbina Mendes explora actualmente o tema das máscaras, pintadas em grande formato. Tem mostrado as suas pinturas de máscaras em diversas exposições em Portugal e no estrangeiro e editou um livro sobre a mesma temática. As máscaras transmontanas (e a indumentária dos mascarados), com toda a sua cor e ecos ancestrais, adquirem particular presença e força nas telas de Balbina Mendes – só por si razão suficiente para uma visita à ARTIS X.
José Pessoa passará por uma das noites da ARTIS para falar do seu trabalho de várias décadas a inventariar e documentar através da fotografia as obras de arte que fazem parte do Património português. Um trabalho de ciência e arte, oportunamente chamado a mais uma edição das conversas informais – “Novos Olhares, Novos Percursos”.
Anunciam-se ainda oficinas criativas, dimensionadas para o recato da reflexão e criação artística, em contraponto com a música e o teatro, espectáculos concebidos para grandes plateias. Destaque ainda para a estreia cinematográfica de “O Voo da Papoila”, um filme do jovem realizador português natural de Seia, Nuno Portugal.
Ao todo, e por junto, são mil bons motivos para visitar o X Festival de Artes Plásticas de Seia. Falta referir mais um, que faz toda a diferença, o de ser a ARTIS (**) o grande evento artístico que mais se tem aguentado no Interior beirão e que lembra e honra Seia nos mais diversos recantos do espaço nacional.

Sérgio Reis

(*)-Publicado no jornal Porta da Estrela nº 922, 30 de Abril 2011

(**)-Especialmente a Colectiva de Artistas Senenses, que via na XIII edição.

Sem comentários: