domingo, 25 de julho de 2010

FERNANDA FREIRE NA VÍCIO DAS LETRAS

“Boas Consonâncias” – Pintura de Fernanda Freire na Vício das Letras – Santa Maria da Feira, de 03 de Julho a 20 de Agosto 2010.


A pintora Fernanda Freire – que é também dada à escrita – regressa ao espaço Vício das Letras, onde expôs em Março de 2007 (“Unidade na Diversidade”), com um conjunto de obras genericamente intitulado “Boas Consonâncias”.

A artista apresenta agora uma pintura mais espontânea, gestual, neo-expressionista, muito diferente da pintura reflectida e trabalhada que praticava há poucos anos atrás. A profusão de cores e de elementos figurativos, assim como a variação da escala e do ritmo e a violência da pincelada, sugerem um emaranhado de ideias e de recordações em conflito, paisagens caóticas, visões complexas do Amor Universal que a artista pretende transmitir em “Boas Consonâncias”. Como escreveu Artur Manso, “Na pintura de Fernanda Freire cabe o mundo todo porque o que mais lhe interessa não é o caminho já percorrido, mas sim a busca interminável de graus mais elevados do sentir o do Ser. “

Fernanda Freire nasceu em Vide, concelho de Seia. Reside no Porto.

Participou em inúmeras exposições colectivas em Caldas da Rainha, Coimbra, Lisboa, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Porto, Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira, Seia, Setúbal, Tábua, Tui (Galiza) e Vila Nova de Gaia.

Participou nas ARTIS III e IV (Seia, 2004 e 2005). Encontra-se representada em várias colecções particulares em Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha.
Ilustrou livros de literatura juvenil e de poesia.

Referências:
Seiaportugal

1 comentário:

fernandapintoraportuguesa disse...

Distinto Colega Sérgio Reis, quero agradecer-lhe ter inserido aqui nesta página e no Jornal Porta da Estrela e no Blogue "Seiaportugal",o texto do Dr. Artur Manso, aquando da minha Exposição em 2010, na Livraria Vicio das Letras em Santa Maria da Feira.Desculpará o meu agradecimento tardio mas tenho estado menos bem da minha saúde e só recentemente utilizo computador, o qual,facilitará em muito os contactos. Aprecio muito a Sua Pintura, tem Pintado? Queira aceitar saudações Artísticas e Gratas com votos de Muitos Sucessos. Fernanda Freire