quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

LAGOA HENRIQUES (1923-2009)

Autor de desenhos e esculturas, poeta, conferencista, inspirador de sucessivas gerações de criadores artísticos, Mestre Lagoa Henriques faleceu na noite de 21 de Fevereiro de 2009, em Lisboa, aos 85 anos, após doença prolongada.

António Augusto Lagoa Henriques nasceu em Lisboa a 27 de Dezembro de 1923.

Diplomou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, com nota máxima, e participou nas Exposições Gerais de Artes Plásticas (1946-51), na Bienal de São Paulo e na Exposição Internacional de Bruxelas (1957) antes de ser nomeado assistente de Barata Feyo em 1959.

Entre 1960 e 1963, trabalhou em Itália com o escultor Marino Marini. De regresso a Portugal, aceitou o cargo de professor de desenho e escultura (1963) na EBAP. Em 1966, mudou-se para a ESBAL.

Um grande incêndio destruiu o seu atelier no início dos anos 70. O incidente marcou-o e representou um momento de viragem na sua obra, caracterizada pela ligação das formas eruditas ao quotidiano, o contacto com as pessoas, a cidade e a natureza. “O grande problema do nosso tempo é conciliar a técnica com a ética, a estética e a poética”, disse.
.
A sua obra mais conhecida é a estátua de Fernando Pessoa, na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, exemplo emblemático do seu conceito de intervenção artística. É autor das estátuas de Ferreira Borges, no Palácio da Justiça, Porto, de Guerra Junqueiro, em Lisboa, e de Alves Redol em Vila Franca de Xira - famosa sobretudo pelo polémica que suscitou ao retratar o escritor nu, apenas com a boina na cabeça.
.

Estátua de Alves Redol

Recebeu os Prémios Soares dos Reis, Teixeira Lopes e o Prémio do Real Gabinete Português de Leitura, 1ª Medalha SNBA e o Prémio de Escultura da II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian.

Representado no MNAC, M. Soares dos Reis, FCG, MAM em São Paulo, entre muitos outros.

Fontes: Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses, Fernando de Pamplona, Ed. Civilização; Arte Portuguesa-Anos Quarenta, vol. 2, FCG, 1982; Jornal Público, 22/02/2009