domingo, 17 de junho de 2012

O primeiro museu da arte ao vivo, performance, instalação e filme


A 18 de julho de 2012 a Tate Modern abrirá oficialmente em Londres a primeira galeria-museu do mundo dedicado à arte ao vivo, performance, instalação e trabalhos em filme.

O novo espaço chama-se “The Tanks”, um conjunto de antigos tanques de óleo com 30 metros de comprimento e 7 de altura, acolhendo um conjunto de trabalhos cuja apresentação obriga a uma redefinição do conceito de museu. Juntamente com pioneiros da performance como Lis Rhodes (“Light Music”, 1976) e Suzanne Lacy (“The Crystal Quilt”, 1987), o tanque do lado este apresenta obras do jovem artista coreano Sung Hwan Kim (n. Seul, Coreia do Sul, 1975) representando a nova geração de artistas, e o tanque do lado sul mostra uma série de projetos de artistas que exploram a interseção de linguagens e meios artísticos, entre os quais Aldo Tambellini, Tania Bruguera, a bailarina e coreógrafa belga Anne Teresa de Keesmaeker e o bailarino Boris Charmatz.  

A abertura de “The Tanks” dará início a um festival internacional de performance e arte ao vivo  com a duração de 15 semanas (15 Weeks of Art in Action, Tate Modern, 18 de julho a 28 de outubro), e faz parte do Festival de Londres 2012 – o evento final das Olimpíadas Culturais, um programa de eventos culturais que acompanham os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Sem comentários: