sábado, 16 de junho de 2012

A Arte inspira o Futuro

Alunos Finalistas do Curso de Artes Visuais expõem no foyer do cineteatro (1)

De 15 de junho a 15 de julho, os alunos finalistas do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Seia mostram os seus trabalhos no Foyer do cineteatro da Casa Municipal da Cultura. Não se trata de mais uma exposição escolar, muito menos da reposição da XI Exposição de Arte que decorreu em abril, integrada na Semana das Artes do Agrupamento de Escolas de Seia. Trata-se, isso sim, da primeira exposição coletiva “a sério”, fora do âmbito escolar, num espaço de exposições credível, e por isso digna de registo no currículo destes futuros artistas, a primeira prova pública a que se submetem, o primeiro contacto com as exigências sociais da prática artística.
Antigamente, em dias nem por isso muito recuados, os aspirantes a artistas e os aprendizes em final de formação, submetiam uma obra ao julgamento superior dos mestres, na qual se esforçavam por condensar os conhecimentos iniciais ou já os frutos da aprendizagem em contexto oficinal: a “obra-prima”, termo atualmente com outro sentido. Hoje, valorizamos os exames de acesso e os exames finais em contexto escolar e universitário, faltando cada vez mais as provas afetivas e práticas de integração cultural eficaz, promovendo a responsabilidade social dos jovens na construção do futuro de todos. Neste caso, são jovens candidatos a artistas. Uma simples exposição pode inspirar e dar corpo a uma revolução maravilhosa, centrada nas capacidades criativas dos jovens e perspetivada para o futuro, que assenta pouco nas ideias falidas do presente.
A arte inspira o futuro. Basta ler as frases que este jovens “artistas” escreveram sobre si próprios e observar demoradamente as suas obras, para ficarmos com a certeza do novo rumo. Frases sem artimanhas adultas. Obras evidenciando já surpreendente domínio técnico, excelentes exercícios escolares. E quanto aos temas, aos conteúdos comunicativos enquadrados pelas suas preocupações juvenis, que podemos encontrar nas suas obras que nos marque para o resto das nossas vidas? Encontramos o olhar e a medida da juventude, a navegação novamente pelas estrelas, a gravitação em torno dos mais diversos mitos modernos, mas também a força centrífuga da criatividade que liberta o espírito lançando-o em novas direções, alargando os caminhos do conhecimento. Sublinhando o que fica dito no texto de apresentação da exposição, “Não temos dúvidas de que entre estes jovens autores se encontram os artistas de amanhã e este será mais um excelente motivo para uma visita atenta a esta exposição.”
Sérgio Reis
(1) - Texto publicado no jornal Porta da Estrela, 15/06/2012

Ana Rita Santos, “Elétrico”, 2011, pastel seco


Ana Rita Santos, “Jordan”, 2012, acrílico s/tela


Fernando André, “Tiki”, 2012, madeira e metal


Marco António Oliveira, “Leonardo Dali”, 2011/2012, Óleo s/tela


Marco António Oliveira, “O Livro”, 2011/2012, acrílico s/tela


Marco António Oliveira, “Gárgula”, 2011/2012, escultura em barro


 
Maria Isabel Mendonça, “Parque Terra Nostra”, 2011, acrílico s/tela


Maria Isabel Mendonça, “Cena Doméstica”, 2011, óleo s/tela


Nathalie João, “Paisagem nos Açores”, 2012, acrílico s/tela


Nuno Bastos, “Humanóide I”, 2012, acrílico s/tela

Sem comentários: