sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PINTURA DE RUI CRISTINO DA SILVA EM SEIA

Rui Cristino da Silva, "Seia - vista panorâmica", 2011, óleo s/tela


"Da Serra da Estrela, Seia,

tem na sua singeleza,

da matriz, cidade cheia,

de ser glória portuguesa."

Mário Cristino da Silva

“Num Olhar” é o título da exposição de pintura de Rui Cristino da Silva, patente na sala principal e galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia. A mostra reúne um conjunto significativo de pinturas a óleo sobre tela, com paisagens e recantos pitorescos de Seia e outras localidades da Beira Alta, de Coimbra e da Estremadura.

Rui Cristino da Silva nasceu em Lisboa em 1948 e descende de uma linhagem de artistas com obra reconhecida no século XIX e XX, com destaque para o trisavô, João Cristino da Silva (Lisboa, 1820-1877), o principal pintor paisagista do seu tempo, em Portugal, professor substituto da Academia Real de Belas Artes e muito bem relacionado com o rei D. Fernando II. O filho deste, João Ribeiro Cristino da Silva (1858-1948), foi igualmente pintor paisagista, para além de gravador e decorador, também conhecido por ter integrado o famoso Grupo do Leão. O seu avô, o arquiteto Luís Cristino da Silva (Lisboa, 1896-1976), concebeu alguns conhecidos edifícios e arranjos urbanísticos, participou ativamente na Exposição do Mundo Português (1940), chefiou o projeto da Cidade Universitária de Coimbra, ensinou arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa e recebeu vários prémios de arquitetura, entre os quais o Prémio Valmor.

A pintura realista de Rui Cristino da Silva respeita e honra as tradições paisagistas dos pintores da família, com alguma preferência pelo geometrismo nas composições mais poderosas, esmerado tratamento das texturas e cor local.

Anta do Carvalhal da Louça - pintura a óleo s/tela de Rui Cristino da Silva

Na inauguração, estiveram presentes familiares e amigos de Rui Cristino da Silva, entre os quais Alberto Toscano Pessoa e os artistas senenses Xico Melo e Júlio Vaz Saraiva, assim como a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Seia, Cristina Sousa. O pai do artista, o poeta Mário Cristino da Silva, atualmente com 90 anos, leu um poema sobre Seia e declamou outros, de memória.

A exposição permite ainda conhecer com alguma profundidade a obra diversificada do artista, já que o visitante pode aí encontrar outras obras originais, maquetas, reproduções, medalhística, recortes de jornais e catálogos, que ilustram o seu desempenho em várias áreas artísticas e a sua presença em importantes certames internacionais de pintura em Acapulco, Berlim, Bruxelas, Estrasburgo, Hannover, Madrid, Montreal, New Orleans, New York, Paris ou Rio de Janeiro.

A mostra decorre até final de outubro.

Mário Cristino da Silva, lendo o seu poema.

Rui Cristino da Silva

Júlio Vaz Saraiva e Xico Melo

Xico Melo, Rui Cristino da Silva, Sérgio Reis (foto de Mário Jorge Branquinho)

1 comentário:

Vera disse...

FILHO E PAI ; PAI E FILHO

A pintura permeada pela poesia .
Dois talentos , muito lindo...

Vera.