domingo, 4 de outubro de 2009

Novo edifício com forma de diamante no Porto


No dia em que se comemora o Dia Mundial da Arquitectura (primeira 2ª feira de Outubro, coincidindo com o Dia Mundial do Habitat), destacarei mais uma obra recente de arquitectos portugueses: o edifício Sede da Vodafone no Porto, recentemente concluído, que não deixa indiferente quem sobe ou desce a Avenida da Boavista.
.
Erigido no cruzamento da Avenida da Boavista com a Rua Correia de Sá, quase em frente ao Colégio Nossa Senhora do Rosário, os seus volumes surpreendentes sugerem globalmente um “diamante em bruto”, sendo o segundo grande edifício em forma de diamante no Porto – e na zona da Boavista, após a construção da Casa da Música (1).

A sede da Vodafone em Lisboa (Parque das Nações) impressiona pelo tratamento da superfície e cobertura das janelas – que mudam o aspecto do edifício conforme estejam tapadas ou destapadas. O edifício da Vodafone no Porto possui uma estrutura mais complexa (base aproximadamente rectangular, dois núcleos de geometria rectangular no interior do edifício e apenas dois pilar-parede no centro do edifício) e a sua configuração dinâmica “tenta reflectir a atitude vodafone live – a vida em movimento"(2).

“A solução arquitectónica da fachada desenvolvida para este edifício, resulta num conceito estrutural pouco habitual mas não menos eficiente. A estrutura do seu interior é resolvida com sistemas correntes mas, a geometria da fachada, torna-a única. O comportamento da fachada enquadra-se num princípio estrutural milenar - o Arco - que, complementado por outro princípio estrutural mais recente - o triângulo - permite gerar um elevado valor arquitectónico e, simultaneamente, um eficaz desempenho estrutural”.
.
Com uma área de cerca de 3.500 metros quadrados e oito pisos (3 abaixo do solo e cinco acima), o edifício é da autoria dos arquitectos José António Barbosa e Pedro Guimarães (Barbosa & Guimarães Arquitectos), os vencedores de um concurso de ideias realizado em 2006, no qual participaram 50 arquitectos.

A nova sede da Vodafone no Porto acolherá cerca de 250 funcionários, distribuídos por áreas de trabalho (do tipo open-space) nos pisos 1, 2, 3,e 4. No rés-do-chão e piso inferior, funcionará uma galeria comercial (Megastore), um auditório para 70 pessoas e o apoio ao cliente.

O edifício pertence ao Millennium BCP, proprietário dos terrenos e financiador da construção, que estabeleceu com a Vodafone um contrato de arrendamento de longo prazo.

Notas
(1)-A obra polémica do arquitecto holandês Rem Koolhaas foi encomendada para o Porto 2001. As obras começaram em 1999 mas o edifício só foi inaugurado em Abril de 2005.
(2)-Jornal de Notícias, 22/01/2007



1 comentário:

Anónimo disse...

simplesmente extraordinario, viva Portugal, ainda temos portugueses capazes de orgulhar outros Portugueses!!