sexta-feira, 2 de outubro de 2009

3 Arquitectos Senenses

Seia dispõe hoje de uma boa oferta de arquitectos, atendendo à dimensão do concelho, alguns deles trabalhando a tempo inteiro. Para além das preocupações funcionais, as suas obras são produtos artísticos que reflectem as realidades locais e regionais. Desse grupo, destacam-se Fritz Wessling e Miguel Krippahl, pela projecção da sua obra, embora outros valores seguros não devam ser esquecidos, como Pedro Albano ou Carlos Brito.

Em Abril de 2006, a Câmara Municipal de Seia deu a conhecer a obra destes quatro arquitectos através de uma exposição denominada “Viver a Arquitectura”. No Dia Mundial da Arquitectura de 2009, recordo aqui três destes arquitectos.

Pedro Albano
.
Natural de Seia, formou-se em Arquitectura em 1995.

Para Pedro Albano, “os arquitectos são técnicos que tentam, de uma forma artística, resolver e solucionar os problemas de cada cliente”, trabalhando os aspectos práticos e funcionais da arquitectura, pois, “quando se compra uma casa, normalmente é para uma vida inteira”.
“É preciso cada vez mais promover e divulgar os valores da arquitectura junto daqueles que mais interagem com ela – O cidadão comum. No entanto deverá ser quem os representa, que terá de tomar consciência que os lugares e as cidades não são só nós rodoviários, vias de circulação externa, viadutos ou outros sinais de uma errada contemporaneidade. (…) Uma arquitectura de qualidade tanto ao nível do planeamento como das obras edificadas, pode contribuir eficazmente para a coesão social, para a promoção do turismo regional, da cultura e consequentemente para a criação de emprego e desenvolvimento económico regional” (Pedro Albano, “Ouse Arquitectura, com arquitectos, claro!”, Porta da Estrela nº669 - 20/07/2003).

Miguel Krippahl


Natural de Lisboa, Miguel Krippahl licenciou-se em arquitectura em 1988, ano em que veio para Seia frequentar um estágio de pós-graduação no PNSE. Gostou da terra e por cá ficou. Trabalhou 12 anos no ICN e, em 2001, criou o atelier Arquitecto Miguel Krippahl Lda, que desenvolve projectos de arquitectura e especialidades com recurso a tecnologias BIM - Building Information Model.

Para além do ensino de ArchiCAD no curso de arquitectura da Universidade Católica (desde 2004) e na ArchiCAD University Europe,como tutor convidado pela Universidade de Nottingham (2004, 2005, 2007 e 2009), integra um grupo de investigação industrial que desenvolve o PLAGE, Plataforma electrónica para a contratualização e a gestão integrada e sustentável de projectos ou empreendimento baseada em bases de dados BIM, e colabora com a Mota-Engil e a VICO na implementação de modelos tridimensionais para planeamento e gestão de obra.

Realizou diversos projectos de arquitectura na região da Serra da Estrela, de que são exemplo a Estância de Esqui da Torre, a ampliação do Hotel das Penhas da Saúde e da Estalagem dos Carqueijais (Covilhã), o novo cemitério municipal de Seia, a ampliação do cinema, o Centro Escolar de Seia e o Centro Escolar de São Romão.

Para Krippahl, “a qualidade é a mais-valia de um projecto feito por um arquitecto”. Pode encontrar e acompanhar o seu trabalho no seu site ou no blog architruques.

De Abril a Setembro de 2004, publicou uma série de tiras desenhadas no Jornal de Santa Marinha, intituladas “Serrano & Bordaleira”.

Juntamente com Bruno Krippahl, recebeu uma Menção Honrosa no CIneEco 2000, na categoria de Video Não-profissional, pelo seu trabalho "Blocos Erráticos da Serra da Estrela".


Centro Escolar de Seia (2009)

Fritz Wessling

Nasceu em Essen, Alemanha, e formou-se na Universidade Técnica de Braunscheweig.

Veio para Portugal em 1987, fixando-se em São Romão – Seia, colaborando com a Casa de Santa Isabel. No início dos anos 90, criou a empresa Arquitecto Fritz Wessling Unipessoal Lda.

Autor de numerosos projectos e mais de meia centena de obras construídas (moradias unifamiliares, recuperação de edifícios antigos, equipamentos sociais, …) nos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital e Mangualde. Em 2008, realizou o projecto da Galeria de Arte que a Câmara Municipal pretende instalar no centro histórico de Seia, ocupando três casas antigas degradadas.

Participou em diversas conferências sobre a pedagogia Waldorf e arquitectura. Autor da obra Arquitectura Orgânica, cujo primeiro capítulo pode ler
AQUI, divulgada em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha.

Para Fritz Wessling, a sensibilidade e a qualidade deveriam ser as linhas orientadoras da arquitectura, sendo fundamental envolver os arquitectos nos processos de expansão e renovação das localidades.

Projecto de Galeria de Arte (2008)

1 comentário:

Miguel Krippahl disse...

Obrigado pelos links e parabéns pelo post, que revela um trabalho de investigação e não apenas o copy-paste habitual.