terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Cidade digital de Renato Paz


"Cidade", arte digital de Renato Paz - 17 de Outubro a 29 de Novembro de 2009, no Foyer do Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. Entrada livre.

A imagem mais imediata e acessível da cidade, com os seus espaços de ocupação e circulação, superfícies verticais, contrastes de luz e de cor, foi utilizada como campo de exploração criativa e comunicativa de Renato Paz para esta exposição de arte digital.

A escolha de imagens de edifícios e espaços reconhecíveis, onde intervém para modificar o seu sentido global recorrendo sobretudo a texturas e cores, reforça não só a ligação ao observador como um certo posicionamento crítico do artista perante a sociedade, bem evidentes em trabalhos anteriores (ver obras de Renato Paz).

A arte digital é uma modalidade artística relativamente recente que consiste na criação de obras originais através da modificação ou reconstrução criativa de imagens (fotografias, pinturas, desenhos) no computador.

Como seriam os espaços, as cores e texturas da cidade se cada um de nós pudesse interagir com ela, (re)vesti-la, (re)decorá-la, intervir criticamente ou já com espírito criativo, através de pesquisas de novas soluções formais e estéticas? Em certa medida é isto que os artistas do graffiti / graffiters fazem, em contextos muito localizados e com forte sentido social e até político, utilizando os meios que estão ao seu alcance. Os verdadeiros artistas, claro.

Renato Paz

Jorge Renato Arnatuh Pereira Esperança da Paz nasceu na Guarda em 1982 e reside em Seia, onde estudou e trabalha. Tem colaborado com a empresa “Varius” na edição de álbuns digitais e desenvolve trabalhos de composição gráfica de autor.

Expôs pela primeira vez na ARTIS 2009, em Seia.

Fontes: catálogo ARTIS 09, Agenda Cultural – CMS Set/Out, blog seiaportugal, e outras, incluídas no texto.

Sem comentários: