terça-feira, 9 de junho de 2009

PINHO DINIS


“A arte não é uma ciência, a arte é um conjunto de emoções, é para trazer emoções, é para agradar, é para as pessoas verem e sentirem emoções. E é para isso que um artista trabalha, para provocar sentimentos nas pessoas que vêm a sua obra.”

Pinho Dinis – citado pelo neto, Pedro Pereira, no seu blog

Pinho Dinis nasceu em Coimbra a 16 de Dezembro 1921 e aí faleceu, na madrugada de 03 de Setembro de 2007.

Frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa (1946-48) e o círculo artístico Mário Augusto (1948-50). Na sua formação artística são ainda fulcrais as viagens de estudo aos principais museus de Espanha, França e Itália, em 1950, e as pesquisas de cerâmica com Américo Dinis em Coimbra, entre 1950 e 1953. Em 1954, estudou a técnica do fresco com o pintor Dórdio Gomes, na Escola de Belas Artes do Porto.
.
Incompatibilizado com a situação nacional, emigrou para o Brasil, onde viveu entre 1957 e 1975.

Realizou diversas exposições individuais e participou em inúmeras colectivas em Portugal e no Brasil.

Comemorando 30 anos de actividade artística, realizou uma grande exposição retrospectiva na Galeria de São Bento, Lisboa, que decorreu entre 8 de Maio e 13 de Junho de 1999. A 15 de Maio, foi homenageado em Seia, na abertura da
I Exposição Colectiva dos Artistas Senenses. Nos anos seguintes, o artista de Coimbra participaria em diversos acontecimentos artísticos em Seia.

Catraia de São Romão, Seia, 1999: Pinho Dinis, Sérgio Reis, Machado Lopes, Paulino Mota Tavares,...

Em 2002, realizou na sala de exposições do Posto de Turismo de Seia uma exposição retrospectiva, integrada na ARTIS 1 - Festa das Artes em Seia, que decorreu entre 11 e 26 de Maio.

Sempre apaixonado por Coimbra, que envolveu na sua obra, participou activamente na vida cultural da cidade e foi presidente do MAC – Movimento Artístico de Coimbra. Participou também em diversos júris de selecção e premiação e influenciou de modo positivo a obra de jovens artistas, a quem nunca recusou uma orientação.

Em Novembro de 2005, já doente (Alzheimer), realizou a sua última exposição individual, "Desenhos e Guaches", na Galeria Minerva, em Coimbra.

Do seu currículo fazem parte vários prémios e distinções recebidos no Brasil, entre os quais o prémio monetário do Salão Anual de Arte Moderna no Rio de Janeiro (1959), menção honrosa no Salão de Arte Moderna de Curitiba (1960), medalha de bronze no Salão Paulista de Arte Moderna (1961) e medalha de prata no Salão Anual de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1963).

Em 2001, recebeu a medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Coimbra.

A Câmara Municipal de Coimbra deu o seu nome à galeria da Casa Municipal da Cultura, que passou a designar-se Galeria Pinho Dinis em 2008.

Segundo Paulino Mota Tavares, um dos amigos fiéis do artista, “Pinho Dinis revela-se, neste lugar em que se cruzam a sabedoria e a imaginação criadora, como um singular artista da composição e do desenho.”

As tonalidades singulares e a homenagem feita às mulheres são as principais características distintivas da obra de Pinho Dinis, muito influenciada por Goya e Caravaggio, mas que percorreu vários universos da Arte Moderna, desde “uma figuração de contornos muito definidos e sombrios, próxima das preocupações neo-realistas desse período (…)”(1), no início dos anos 50, os caminhos do abstraccionismo nos anos 60, o geometrismo e o neo-cubismo na década de 70, e o “conflito” entre um expressionismo “selvático” e a geometrização, que foi resolvido nos anos 80.

Dedicou-se ainda à cerâmica, na área do figurado e do objecto, realizando inclusive azulejos e painéis de cerâmica em colaboração com arquitectos e decoradores.

(1)-Maria João Fernandes, catálogo da retrospectiva na Galeria de São Bento, Lisboa, 8 de Maio a 13 de Junho de 1999).


"O teu menino é d'oiro", óleo s/tela, 2000


Fontes: catálogos das exposições de Pinho Dinis; currículo e fotos fornecidas pelo artista em 2002.

3 comentários:

Pedro Pereira disse...

Boas

Sou Pedro Amorim Pereira, neto de Pinho Dinis.
Porque o servidor da geocities foi desligado recriei a pagina do meu avô no blog:
http://pinhodinis.spaces.live.com/

Obrigado

T.P disse...

Lindíssimo quadro .....olhei,olhei ...Tenho 3 quadros do seu avô
Alguma exposição em perspectiva ?

Mestre Bonsai disse...

Para quem quiser saber, o Blog Oficial de Pinho Dinis está agora em:

http://pinhodinis.wordpress.com/

(Isto porque os outros servidores deixaram de estar disponíveis)