domingo, 4 de novembro de 2012

A arte da ilusão: Alexa Meade e Emma Hack


Pintura de Alexa Meade

A artista americana Alexa Meade (n. Washington D.C., 1986) combina pintura e instalação para desafiar a perceção visual do observador. Utilizando modelos vivos, a artista cria quadros tridimensionais que, uma vez fotografados, parecem pinturas bidimensionais. A artista avisa: “Ver não é necessariamente acreditar”.

Alexa começou por estudar as sombras, desde as condições em que se produzem até à sua representação. As sombras no vestuário dos modelos são previamente pintadas com acrílico, ficando a pintura corporal (cabeça, braços e pernas) para o momento da exposição. Ver no YouTube.


Emma Hack, "Body Crash"

Outra artista com um trabalho muito interessante na área da pintura corporal, a australiana Emma Hack (Adelaide, 1973), trabalhou com tintas uma forma constituída por 17 modelos masculinos e femininos empilhados de modo a representar um automóvel acidentado. Intitulada “Body Crash”, a escultura-instalação foi encomendada pela organização australiana Motor Accident Commission – MAC, e a experiência pode ser vista no Youtube.

Sem comentários: