segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Umbelina Barros, "A persistência do existir"



O título da mais recente exposição de Umbelina Barros, “Humanidade”, sublinha as preocupações humanistas da artista e chama a atenção para a sua obra menos mediática, após as polémicas geradas pela escultura cerâmica “Garrafa das Caldas”. Os temas abordados nas pequenas grandes obras da série intitulada “100 deformações” ou nas obras totémicas, são bem mais polémicos que a representação e exposição provocatória da referida escultura mas também despertam a necessidade e mesmo o dever de refletirmos sobre a ordem simbólica que estrutura a Humanidade.

Umbelina Barros nasceu em 1974. 
Em 2008 conclui a licenciatura em Artes Plásticas e Novos Média, na Escola Superior de Artes e Design – Instituto Politécnico de Leiria, ESAD nas Caldas da Rainha.
Em 2010 realiza Mestrado em Artes Plásticas, pelo mesmo Instituto, sendo a obra “A garrafa, os percebes e a imagem”, o culminar de um processo de pesquisa teórico, prático e histórico.
Presentemente está a frequentar o Doutoramento em Ensino Artístico, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da universidade do Porto.
Desde 1998 que possui oficina própria, nas Caldas da Rainha, tendo participado em inúmeras exposições individuais e coletivas.

Sem comentários: