quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

GHOST ARTISTS

Bansky quer receber um óscar disfarçado de macaco
Slinkachu é o artista urbano mais (des)conhecido
.
Após a época áurea das manifestações espontâneas do graffiti, desde as mais despojadas e anónimas às assumidas intervenções artísticas de “writers” briosos do seu "tag" (pseudónimo) e orgulhosos da sua "crew" (equipa), uma vertente da arte pública actual recorre a situações de estranheza e mesmo “no-sense” para intervir no quotidiano das cidades de um modo criativo e com critérios estéticos, geralmente recorrendo ao pseudónimo e mesmo ao anonimato. O mistério em torno da verdadeira identidade destes “ghost artists” e a curiosidade que a sua obra suscita, provocam uma verdadeira “caça” ao artista, no terreno e através das redes sociais.

Na Grã-Bretanha, os artistas urbanos mais (des)conhecidos são Bansky e Slinkachu. No que respeita ao primeiro, as especulações sobre a sua identidade têm feito notícia e o seu anonimato faz a actualidade em Hollywood, a propósito da entrega dos Óscares 2011. Também realizador, Bansky é um dos candidatos à estatueta dourada para o Melhor Documentário e promete comparecer na cerimónia magna do cinema mascarado de macaco. Slinkachu é considerado um dos expoentes da arte urbana mas as suas obras já chegaram às galerias.

.
Pintura mural de Bansky

BANSKY

Conhecido pelos seus trabalhos de rua em Londres, Bansky terá nascido em Bristol em 1975 – não se sabe ao certo, já que ninguém confirma a sua verdadeira identidade. Há entrevistas e até uma notícia que alegadamente revela o seu rosto mas subsiste a dúvida, alimentada pelo próprio artista.

Os seus graffiti e pinturas de rua, utilizando stencil, são a sua marca pessoal. Inesperadas e divertidas, as suas obras revelam grande cuidado ao nível da concepção e despertam facilmente a simpatia do observador. Através de imagens irónicas e sarcásticas, carregadas de crítica social, questiona os conceitos de autoridade e poder, chegando a realizar acções não autorizadas nos jardins zoológicos de Londres e de Bristol (entrando nas jaulas dos animais para deixar mensagens ao público visitante) ou na Disneylândia da Califórnia, EUA (boneco insuflável representando um prisioneiro de Guantánamo) em 2006.

A sua maior ousadia até à data foi levada a cabo em 2004, quando entrou no Museu do Louvre com uma tela de sua autoria com uma interpretação pessoal da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e pendurou-a sem cerimónias numa das paredes do museu .


Referências ao documentário no site do artista

Bansky também se tornou famoso pelo seu documentário "Exit through the gift shop", com o qual vem concorrendo a importantes festivais de cinema na Europa e nos Estados Unidos (1), aproveitando para espalhar a sua arte urbana. Este ano, o seu filme é um dos candidatos ao óscar de Melhor Documentário e pode vencer. Porém, Bansky não quer revelar a sua identidade e anunciou que receberia o prémio mascarado de macaco. A Academia declarou que não vai proibir que Bansky suba ao palco para receber a estatueta mas preferia entregar o óscara um seu representante. A cerimónia de entrega dos óscares será realizada no teatro Kodak, em Los Angeles, no dia 27 de Fevereiro. Até lá, a diplomacia de Hollywood resolverá certamente o problema a contento de todos. (Ir para actualização).
.

Uma das micro instalações de Slinkachu, à escala 1:87


SLINKACHU

As obras de Slinkachu caracterizam-se pela reduzida dimensão pois são micro instalações. Indicado em 2010 como um dos expoentes da arte urbana, as primeiras obras conhecidas de Slinkachu remontam a 2006.

O projecto é conhecido por “Pequenas Pessoas”, geralmente bonecos de escala reduzida (1:87, a escala dos comboios eléctricos em miniatura) organizados em cenas simples criadas pelo artista e abandonadas em locais de passagem, mais ou menos frequentados. Não se trata apenas de referenciar uma presença, ao género do Tenente Gaff , personagem de “Blade Runner – Perigo Eminente”(2), que abandonava miniaturas de animais em origami por onde passava. Sendo praticamente invisíveis no espaço urbano, liliputianas entre as enormes massas de uma cidade fervilhando de vida e movimento, as micro instalações de Slinkachu destinam-se a ser encontradas e usufruídas por observadores ocasionais mais atentos aos pormenores e particularidades da paisagem urbana. A descoberta e contacto no local com estas obras implica uma atenta exploração do terreno, mas a divulgação e reconhecimento público do trabalho do artista intensificou-se a partir de 2008, com a edição de livros (3) e exposições.
.
As micro instalações de Slinkachu integraram diversas exposições colectivas desde 2007 e, no ano seguinte, realiza a primeira exposição individual, "Ground Zero", na Cosh Gallery, em Londres. Prepara actualmente nova exposição individual na Andipa Gallery (que também representa Bansky), intitulada “Concrete Ocean”, a decorrer entre 03 de Março e 02 de Abril 2011.


Notas
(1)- o seu primeiro filme, “Exit Through The Gift Shop” é o seu primeiro filme, estreado no Festival de Filmes de Sundance (21 a 31 de Janeiro de 2010) e que participou em vários festivais de cinema, entre os quais o 60º Festival de Cinema de Berlim / Berlinale de 2010.
(2)-Filme de Ridley Scott, 1982.
(3)-“Little People in the City: the street art of Slinkachu”, Boxtree, Londres, 2008; “Big Bad City”, Lebowski Publishers, Amsterdão, 2010.
.
Links

Sem comentários: