sábado, 10 de março de 2012

António Leal, José Almeida Pereira e Max Fernandes no LAB

As produções do LAB – Laboratório das Artes, prometem animar Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Trata-se de um espaço cultural fundado em 2001 por um grupo de artistas, localizado no centro histórico de Guimarães, no edifício do Café Milenário, que apresenta projetos vanguardistas desenvolvidos por artistas jovens.

No passado dia 9 de março, foi inaugurada nesse espaço a exposição “Toural”, que deve o nome à localização (Praça do Toural), lugar ancestral de encontro, partilha, troca de bens. Ocupando os três pisos do edifício do LAB, a exposição reúne três mostras individuais dos artistas António Leal, Max Fernandes e José Almeida Pereira, com instalações que incluem vídeo e performance e “questionam, de forma obliqua, a sociedade, o imaginário e o enquadramento temporal deste território.”

António Leal (n. Porto, 1979) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUP. Expõe coletivamente desde 2000 e individualmente desde 2004, tendo apresentado projetos artísticos na Galeria Graça Brandão e Artes em Partes, no Porto. A sua exposição no LAB (Piso 3) explora representações com base no imaginário simbólico medieval.

Max Fernandes (n. 1979), licenciado em Artes Plásticas, mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP,e professor na Escola Artística e Profissional Árvore, regressa ao LAB (Piso 2) com um projeto sobre a “materialidade e seu fluxo, e do corpo como instrumento manipulador dessa mesma matéria”.

José Almeida Pereira (n. Guimarães, 1979) é licenciado em Artes Plásticas e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP, Prémio Rothschild de Pintura (2003) e artista premiado no âmbito da Exposição Coletiva “Outros Lugares”, promovida pela FLUP em 2004. No Piso 1 do LAB, apresenta uma instalação inspirada na atualidade económica e financeira, questionando algumas das abstrações que estruturam as relações humanas atuais.

As exposições decorrem até 14 de abril 2012.

Laboratório das Artes
Largo do Toural, edifício do Café Milenário, Guimarães - 4ª a sábado das 16h às 19h

Sem comentários: