terça-feira, 11 de outubro de 2011

JOSÉ RODRIGUES

"TRAVESSIAS DO DESENHO E DA ESCULTURA"

“José Rodrigues é autor de uma extensa obra, desenvolvida entre os anos 60 e a atualidade, nos domínios da escultura, da cerâmica, do desenho, da ilustração, da medalhística e da cenografia, que acompanha as alterações do campo artístico e estético, verificadas a partir da década assinalada, em que termina e sua formação académica e inicia uma longa carreira. Provavelmente mais conhecido pelas esculturas da sua autoria que se encontram no espaço público, nos planos nacional e internacional, há outras dimensões do seu trabalho que merecem ser mostradas, estudadas e debatidas. Se a escultura atingiu uma visibilidade que a dimensão de arte pública lhe garantiu, o desenho pode ter sido condenado ao intimismo e ao isolamento do atelier em função dos aspetos intrínsecos à sua criação.
Ao apresentar uma travessia do desenho produzido ao longo de décadas e ao pontuar, por esculturas, esse percurso, esta exposição define um diálogo entre dois meios e dois modos de expressão que mutuamente se desafiam, interpelam e confirmam.”

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais - Bragança, 15 de outubro de 2011 a 8 de janeiro 2012

Comissariado: Laura Castro / Organização: Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas, CRL; Câmara Municipal de Bragança/CACGM

Sem comentários: