domingo, 14 de novembro de 2010

POP UP LX 2010

(Divulgação Pop Up Lx 2010)

Até 11 de Dezembro, o Palácio Verride (Palácio de Santa Catarina) é o centro do Pop Up Lisboa 2010, um evento que contempla as mais diversas expressões da cultura urbana – com destaque para a as artes plásticas e performativas, novos media, arte urbana, arquitectura, fotografia, música – sob o tema “Nómadas Urbanos” e o lema “viver a cidade, celebrar a cultura”.

Nesse espaço central do Pop Up 2010 decorre uma exposição colectiva multidisciplinar, reunindo obras que exploram a condição e perspectivas urbanas em contexto de modernidade, assim como apresentações temáticas, performances e workshops. O evento contempla ainda intervenções de arte pública e alarga-se a espaços culturais alternativos, locais abandonados ou desocupados e em “não-lugares” da cidade de Lisboa. Ver programa.

O Pop Up Lisboa 2010 desenvolve-se em torno de quatro eixos conceptuais:

"Não Lugares - À luz do conceito desenvolvido pelo antropólogo Marc Augé (1992), o projecto pretende intervir e apropriar-se de espaços urbanos anónimos, descaracterizados, impessoais, de passagem ou desprovidos de vivências e utilidades.

Cultura Mundo - Segundo o filósofo Gilles Lipovetsky, a noção de cultura alterou-se profundamente, na época da hipermodernidade ser artista não é apenas criar obras de arte que sejam reconhecidas no futuro, é comunicar uma imagem, uma marca e através dela criar um suplemento de alma, de sonho e identidade vendáveis.
Novos Valores - A reflexão prioritária sobre os novos valores da sociedade contemporânea, em confronto com conceitos de ética, moral e cultura, no contexto do posicionamento de Lisboa, enquanto cidade dinâmica e catalisadora de expressões, tendências e fluxos artísticos.
Promoção cultural e artística - Determinante para o desenvolvimento sustentável e para a afirmação da identidade de qualquer cidade, seja Lisboa, Berlim, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro ou outras. " (1)

O Pop Up Lisboa 2010 desenvolveu ainda uma dimensão internacional, com “embaixadores” nas principais cidades de diversos países: Barcelona - Espanha, Beirute - Líbano, Berlim - Alemanha, Buenos Aires – Argentina, Cidade da Praia – Cabo Verde , Cidade do México – México, Istambul - Turquia, Londres – Reino Unido, Pequim – China, Milão – Itália, Nova Iorque – EUA, Quito - Equador, São Paulo – Brasil. A eles compete recomendar novos criadores e projectos para o evento, assim como estabelecer uma plataforma internacional de partilha de informação e intercâmbio cultural.

(1) - texto de apresentação do Pop Up Lx 2010.

Sem comentários: