segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JOANA RÊGO - Entre a Pintura e as Palavras

(Divulgação Museu M. Amadeo de Souza-Cardoso)

Joana Rêgo expõe actualmente no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, uma série de 15 acrílicos sobre tela de linho. A artista portuense participou nas diversas edições do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e já expôs no museu amarantino em 1996/97. Licenciada em Pintura pela FBAUP, tem um mestrado em pintura pelo San Francisco Art Institute e é doutoranda pela Universidade de Vigo.

Intitulada “Entre a Pintura e as Palavras...”, a exposição coloca-nos perante o desafio do conhecimento e reconhecimento, o jogo da significação. Faz ecoar memórias da aprendizagem das letras relacionando a forma com o som e alguns significados correlativos (nas antigas Cartilhas e em inúmeros jogos didácticos), mas também de algumas obras de René Magritte (1898-1967), que desafiou os limites do conhecimento baralhando as possibilidades da identificação da representação com o real. Magritte recorria a metáforas e paradoxos visuais para provar a insustentabilidade do conceito tradicional de realidade, a lembrar que a “realidade” tem níveis, perspectivas, escalas, jogos de espelhos, armadilhas visuais, “a traição das imagens” (1928-29): “Ceci n’est pas une pipe”, “Ceci n’est pas une pomme”.
Com as suas obras, Joana Rêgo questiona a sobreposição de sentidos que nos levam a identificar um aglomerado de ninhos artificiais com o “Lugar” ou a velha máquina de escrever com a ideia de “Obsoleto” (ele próprio um termo obsoleto) ou lembra que um livro pintado não é um livro, é pintura, mas também que a pintura pode ser escrita e que as letras/palavras podem ser pintura. Tal como o cachimbo que não é um cachimbo, o livro que é pintura perde identidade.

As problemáticas da identidade e da subjectividade marcaram a segunda metade do século XX, condicionando a relação entre poder e conhecimento e a produção/reprodução de normas e de valores, com enormes consequências políticas e sociais.

A exposição pode ser visitada até ao dia 09 de Janeiro de 2011.

Ver currículo completo da artista aqui.

Sem comentários: