terça-feira, 7 de setembro de 2010

JOSÉ CARLOS MALATO, O APRESENTADOR PINTOR


Quando se mudou para o Porto em 2002, o conhecido apresentador de televisão José Carlos Malato começou a frequentar as aulas de pintura de Ophelia Marçal.

Entre 2005 e 2007, Ophelia Marçal e José Carlos Malato apresentaram o seu trabalho em diversas localidades do Alentejo e no Porto, através de uma exposição itinerante intitulada "Poética da Imagem - A Mestra e o Aprendiz: Ophelia Marçal e José Carlos Malato”. Admirador de Paula Rêgo, o apresentador declarou ao JN que “Na pintura, eu coloco todos os meus fantasmas, as inquietações. (…) os meus silêncios estão na tela.”

Em 2009, Malato foi convidado para embaixador dos refugiados em Portugal. Durante a gala que decorreu no Casino Estoril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Refugiado, foram leiloadas várias pinturas, uma das quais do próprio Malato, “por um preço muito simpático”.

Na RTP, a jornalista e apresentadora Dina Aguiar também se dedica há alguns anos à pintura, participando regularmente em exposições colectivas.

José Carlos Malato nasceu em Monforte, Portalegre, a 7 de Março de 1964.

Licenciatura em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Locutor de rádio desde a década de 80, na Rádio Renascença e RFM, realizou vários programas para a Rádio Comercial e Antena 3. Foi professor assistente da Universidade Autónoma de Lisboa.

Apresentador de televisão, locutor e copyrwiter português. Uma rua da sua terra natal tem o seu nome.

Sem comentários: