sexta-feira, 20 de março de 2009

OBRAS DE ARTE EM SEIA - 6

Monumento à Criança (Torroselo, 1979)

Continuando a evocar Manuel de Almeida Sousa, que teria hoje 54 anos (11 de Janeiro de 1955), visitemos a sua terra natal para apreciar o Monumento à Criança.

Em 1979, comemorou-se o Ano Internacional da Criança e a Junta de Freguesia de Torroselo decidiu associar-se às comemorações construindo um monumento à criança. A iniciativa era inédita na região e acarretava alguns custos para as magras disponibilidades da Junta, mas esta contava com o dinamismo e desembaraço de Manuel Almeida Sousa, em mandato de estreia nas lides autárquicas (1976-1979).

O escultor escolhido, J. Reis Duarte (também autor do Monumento ao Dr. Alcino Simões, na Lousã), concebeu um conjunto escultórico composto por duas pequenas figuras e um volumoso plinto de suporte. A solução para dar dimensão e peso ao monumento com o máximo de poupança foi inteligente, já que o plinto integra a cena esculpida, funcionando como um muro sobre o qual as crianças brincam com uma pomba.

A fundição das figuras e construção do monumento ficou a cargo da Metalúrgica da Beira – Catraia, Oliveira do Hospital, conforme indicado na placa.

.

.
Situado numa pequena praça junto da escola do 1º Ciclo/antiga escola primária de Torroselo (onde Manuel Sousa colaborava com sua esposa, a professora Emília Ferrão Sousa, na organização e dinamização de actividades com as crianças), o monumento serve de suporte a várias mensagens emotivas, bem ao gosto do Homem sensível e amigo das crianças que era o criador da Escola Evaristo Nogueira. Para além do conhecido verso de Fernando Pessoa, “O melhor do mundo são as crianças”, então muito citado, e da referência ao Ano Internacional da Criança, pode ler-se:

“Flor mais linda do jardim,
Sol mais quente da esperança,
Prémio mais alto do amor,
Sempre tu, criança!”

No mês seguinte à inauguração do monumento, Manuel Sousa concluiu a sua licenciatura em História (11 de Julho de 1979). Seria Presidente da Junta de Freguesia de Torroselo até 1982.

1 comentário:

drkantu disse...

SOBRE LOS CUADROS DE LA DERECHA , (CONGRATULATIONS) VERY COOL.