sábado, 20 de setembro de 2014

Segunda série de “Visita Guiada”

O programa de rádio (Antena 1) e televisão (RTP2) sobre o Património cultural português, “Visita Guiada”, regressou a 15 de setembro com nova série de 13 programas.

No primeiro episódio, Paula Moura Pinheiro e Ana Alcoforado (diretora do Museu Nacional Machado de Castro) guiam-nos na descoberta da “Última Ceia” que o escultor francês Hodart realizou entre 1530 e 1534 para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Composta pelas figuras de Cristo e dos apóstolos moldadas em barro à escala natural, a obra é tão avançada para a época que, em tempos, chegou a ser considerada barroca. Considerando a semelhança das figuras de Hodart com os esboços de Leonardo da Vinci para a pintura da sua famosa “Última Ceia” é provável que o escultor francês tenha sido influenciado pelo génio do Renascimento, produzindo a obra escultórica mais importante do Renascimento português que é considerada pioneira do Maneirismo.

Nos episódios seguintes, “Visita Guiada” passará pelo Palácio Fronteira a caminho do Museu Soares dos Reis, no Porto, onde será lembrado o eternamente jovem pintor Henrique Pousão (1859-1884).

Antena 1 - sábado, 13:10
RTP 2 - segunda, 22:45


Os 13 programas da primeira série podem ser revistos AQUI.

Sem comentários: