sábado, 31 de maio de 2014

O espetáculo da pintura na Street Art AXA Porto

 
 Draw

Encerra hoje a Street Art AXA, a maior exposição de street art realizada no Porto até à data, ocupando 5 pisos do edifício AXA, na Avenida dos Aliados, com a participação de artistas nacionais e estrangeiros e dando natural destaque aos artistas urbanos portuenses. O italiano Fra.Biancoshock, fundador do “Efemerismo”, o espanhol Okuda San Miguel e o francês L’Atlas, representam a Street Art europeia. Outros artistas internacionais, como Blek Le Rat, Shepard Fairey, Miss Van, YZ, Quick ou Jeff Aerosol, são evocados através de 12 obras expostas no AXA graças à colaboração da galeria Magda Gallery Paris Shangai

As obras de pintura, graffiti, instalação, stencil e paste up, a maior parte de grande dimensão, distribuem-se pelas salas e corredores de 5 pisos (1º, 2º, 3º, 6º e 7º) do edifício que a Câmara do Porto (Porto Lazer – Projeto 1ª Avenida) consagrou às atividades artísticas desde abril de 2013 para intensificar a dinâmica cultural da baixa portuense.   

Há muito que a Street Art deixou de ser vista como uma arte menor e marginal, multiplicando-se as iniciativas públicas à medida que vem aumentando a sua credibilização artística e aceitação do público. Muitos dos artistas urbanos são já artistas plásticos com formação superior (1) e intensificam-se as interações e interferências disciplinares. Os artistas portuenses “Neutro” (Rui Roncha) e Frederico Draw, por exemplo, são Mestres em Arquitetura pela FAUP. “Bug” (Pedro Bolito) e Oker são licenciados em design e trabalham em publicidade.

As exposições e festivais de Street Art são hoje frequentes em muitos países, nos 5 continentes, preferencialmente em espaços abertos, mas o atual modelo de exposição em espaços fechados deve muito a um projeto francês, o “Tour Paris 13”, inspirado por um galerista parisiense e cuja influência pode ver-se na exposição no Edifício AXA.

O “Tour Paris 13” foi uma exposição coletiva de Street Art / arte urbana que decorreu em outubro de 2013 num edifício no 13e arrondissement de Paris com demolição marcada para o mês seguinte. 100 artistas de todo o mundo intervencionaram o seu interior e exterior transformando o edifício construído na década de 1960 numa gigantesca obra de arte efémera. Entre os 11 artistas portugueses estavam o cada vez mais conhecido “Vihls” (o artista plástico Alexandre Farto) e dois participantes da Street Art AXA 2014: Eime e Maismenos. A exposição parisiense foi noticiada em todo o mundo e recebeu 30 mil visitantes (média de mil visitantes por dia).

Artistas portugueses presentes no Street AXA Porto 2014: Alma, Bifes, Bug, Costah, Dexa, Draw, Ego (Maze), Eime, Fedor, Godmess, Hazul, Mesk, Mots, Mr. Dheo, Natz, Neutro, Oker, Third, Virus, Chei Krew, Maismenos. VER MAIS informações sobre estes artistas.

(1) - Algumas exposições e concursos de Arte Urbana começam já a impôr como condição essencial o amadorismo dos artistas - como acontece atualmente (maio/junho 2014) com o Street Art Kras organizado pela galeria Urban Forms na cidade russa de Krasnoiarsk.

Algumas imagens (fotos de Glória Reis)

Fra.Biancoshock

 Okuda

 L'Atlas

 Natz

Draw

 Mr. Dheo


Bifes






Natz

Virus

Dexa

 
 Maismenos

 Hazul

Eime

 Godmess

Sem comentários: