domingo, 11 de maio de 2014

Casa das Artes de Miranda do Corvo

Casa das Artes de Miranda do Corvo - Future Architecture Thinking

Projetada pela Future Architecture Thinking  (FAT), a Casa das Artes é já um ícone de Miranda do Corvo e uma referência no centro do país. O seu volume vermelho intenso não passa despercebido no envolvimento verdejante da bacia fértil de Miranda, tendo por fundo o verde frondoso da Serra da Lousã.

O jogo dos volumes geométricos praticamente sem aberturas e vértices elevados, com linhas inspiradas no perfil dos montes e nos telhados das casas mirandenses, juntamente com a cor quente e vibrante, conferem ao edifício inegáveis traços de contemporaneidade, confirmados pela conceção dos espaços interiores, lembrando o Children Discovery Museum (San José, EUA) e com algumas referências na Casa das Histórias - Paula Rego, Cascais, de Eduardo Souto de Moura (2009).

Inaugurada a 23 de agosto 2013, a Casa das Artes custou 2.5 milhões de euros (construção e equipamento) e o Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013 assegurou 85% desse valor através da medida “Equipamentos para a Coesão”.

Ocupando uma área coberta de 1435 m2, o vistoso edifício possui uma sala de espetáculos com 266 pessoas lugares, sala multimédia e diversos espaços para exposições, permitindo a realização de espetáculos variados, congressos, exposições e pequenas feiras. Um anfiteatro no exterior permite a realização de espetáculos ao ar livre.


VER reportagem fotográfica de João Morgado

Sem comentários: