domingo, 27 de janeiro de 2013

Novas obras de Paula Rego na Marlborough


Paula Rego em 2011, no Porto

A Dama Pé-de-Cabra e outras histórias

Abriu em Londres, na Marlborough Fine Art (1), a exposição de Paula Rego intitulada “A Dama Pé-de-Cabra e outras histórias”, com novas incursões da artista pelos contos tradicionais portugueses.

A exposição consta de 6 grandes trabalhos em pastel sobre o conto tradicional português do séc. XI, “A Dama Pé-de-Cabra” (2), já vistos na Casa das Histórias (Cascais, julho a outubro de 2012) e 8 novos trabalhos sobre outras histórias, a propósito de um poema do controverso Hilaire Belloc (3) ou inspirados na figura de Pierrot. Encontra-se ainda exposta a maqueta escultural “O recreio”. Tal como muitos outros pintores (falaremos disso neste blogue, a propósito do meticuloso Barocci), Paula Rego utiliza maquetas com figurinos para estudar as cenas mais complexas.

Uma destas novas obras agora apresentadas na Marlborough, intitulada “Avareza”, está a causar algum embaraço em Cascais pois uma das figuras representadas assemelha-se bastante ao atual presidente da Câmara, Carlos Carreiras. A Fundação Paula Rego é uma das fundações que o Governo quer extinguir mas o autarca de Cascais já declarou em diversas ocasiões que a Casa das Histórias irá manter-se, restando saber como e com que condições. Inaugurada em 2009 com pompa e circunstância, a Casa das Histórias passou por uma polémica mudança de diretora em 2010 (saiu Dalila Rodrigues e entrou Helena de Freitas) mas a notícia da extinção da Fundação deixou Paula Rego desgostosa e é compreensível que se sinta enganada.

No entanto, algumas personagens de outras obras da mesma exposição (que pode ver AQUI), fazem lembrar figuras públicas portuguesas - semelhanças que podem ser intencionais ou meramente fortuitas, cabendo a última palavra à autora. As diferenças entre a representação das personagens das histórias e as personagens assumidas pelos modelos habituais de Paula Rego (Lila Nunes, Anthony Rudolf), além da sua importância na composição, permitem as mais diversas leituras, que não devem ser imediatas, precipitadas, dada a sua subjetividade. O mesmo não aconteceu em 1960 na obra “Salazar vomitando a Pátria”, cujo título não deixava margem para dúvidas.

A artista portuguesa (Dama do Império Britânico desde 2010) privilegia na sua obra o universo maravilhoso, violento e grotesco das histórias tradicionais, repositório dos piores medos e das maiores esperanças, explorando as tensões entre a realidade e fantasia, entre o belo e o grotesco.

A exposição decorre até 01 de março de 2013.

(1)-A galeria que representa Paula Rego desde 1987.
(2)-Recolhido por Alexandre Herculano na obras “Lendas e Narrativas” (1851).
(3)-“Do you remember an Inn, Miranda?” de Hilaire Belloc (1870-1953)

Sem comentários: