sábado, 29 de setembro de 2012

Pré-Rafaelitas - grande exposição na Tate revela a "vanguarda" vitoriana


Dante Gabriel Rossetti, “A Amada (A Noiva)”, 1865-66, oleo s/tela, Tate Gallery, Londres

Até 13 de janeiro de 2013, a Tate Britain mostra em Londres um conjunto significativo de obras produzidas no seio da Irmandade Pré-Rafaelita, o primeiro movimento artístico da grã-Bretanha, a “vanguarda” vitoriana.

Fundada pelo poeta e pintor Dante Gabriel Rossetti (1828-1882), William Holman Hunt (1827-1910) e John Everett Millais (1829-1896), a Irmandade rebelou-se contra o academicismo da arte oficial da época vitoriana em meados do século XIX, que seguia os princípios representativos do Renascimento e procurava inspiração em Rafael. O movimento defendia o regresso ao naturalismo e pureza da arte anterior à revolução renascentista representada por Rafael (o Gótico final e o transição para o Renascimento), abrindo novos caminhos à arte e ao design. A época era propícia a mudanças, a Revolução Industrial transformara a sociedade, provocando rápidas transformações políticas, agitação religiosa e social, mas a obsessão  tecnológica e os ideais da mecanização exigiam um regresso à natureza e à espiritualidade. Os Pré-Rafaelitas abriram caminho ao Simbolismo e à Arte Nova.

As iniciais PRB (Pré-Raphaelite Broterhood) aparecem pela primeira vez em 1848/49, numa obra de Dante Gabriel Rossetti (“A Infância da Virgem Maria”), exemplo logo seguido pelos seus companheiros. Inicialmente, foram mal recebidos pela crítica e pelo público burguês, de gostos ortodoxos, mas contaram com o apoio do crítico inglês mais influente da época, John Ruskin, que criticava o artificialismo geométrico do renascimento e advogava a revalorização dos ideais do final da Idade Média (1). Um dos mais fortes adversários dos Pré-Rafaelitas foi Charles Dickens, cujas críticas Ruskin combateu, contribuindo decisivamente para o sucesso do movimento.

Para além de contar com destacados artistas e críticos - como Edward Burne-Jones (1833-1898), Ford Madox Brown (), Frederic Leighton (1830-1896), James Collinson (1825-1881), o escultor Thomas Woolner (1825-1892), George Frederick Watts (1817-1904), John Roddam Spencer-Stanhope (1829-1908), os críticos de arte Frédéric George Stephens  (1828-1907) e o irmão de Dante Gabriel, William Michael Rossetti (1829-1919) – a Irmandade também  contava com uma interessante figura do século XIX inglês, o poeta, ilustrador e decorador William Morris (1834-1896), um dos fundadores do movimento Arts & Crafts, inspirado por Ruskin, e do socialismo na Inglaterra - que defendia uma sociedade igualitária e o acesso de todos à cultura e aos bens culturais – uma utopia que William Morris expôs na obra Notícias de Lugar Nenhum" (1890).

A exposição da Tate junta mais de 180 obras diversas, incluindo pintura, escultura, fotografia e artes aplicadas, distribuídas por sete salas: 1-Origenas e Manifesto; 2-História; 3-Natureza; 4-Salvação; 5-Beleza; 6-Paraíso; 7-Mitologias. Algumas das obras expostas raramente são vistas em exposições públicas, como “Work” (1852-65) de Ford Madox Brown (3), ou o armário desenhado por Philip Webb e pintado por Edward Burne-Jones em 1858.


Ford Madox Brown, “Work”, 1852-65, oleo s/tela, Manchester City Art Galleries. Os Pré-Rafaelistas combinavam nas suas obras “rebelião e revivalismo, precisão científica e grandeza imaginativa”.

(1)-Na sua obra de referência, The Stones of Venice (1851). No mesmo ano, escreveu “Pré-Rafaelitas”, celebrando os ideais do movimento e a Irmandade.
(2)-Em setembro de 2011, a Manchester Art Gallery abriu ao público a maior exposição de obras de Ford Madox Brown desde 1964. A exposição foi depois (fevereiro a junho 2012) apresentada em Ghent, no Museum of Fine Arts.

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