sábado, 9 de julho de 2011

ARTES EM SEIA - COMENTÁRIO DOS ALUNOS

No mais recente número do jornal "Vivências ..."(1), do Agrupamento de Escolas de Seia, foi publicado um comentário sobre o colóquio Artes em Seia, que passo a citar:

"(...) Para além de tudo isto, fomos brindados com alguns colóquios no auditório da Escola Secundária de Seia. Salientamos o do professor/artista Sérgio Reis, através do qual divulgou artistas senenses de renome e as suas obras mais significativas, bem como deu a conhecer eventos culturais e artísticos, como a Artis X - uma exposição que existe, tal como a da nossa escola, há 10 anos, em Seia, e que tem contado com grandes artistas do nosso país. (...) Esta sessão foi, sem dúvida, a que nos colocou mais a par da situação artística do nosso concelho (...)."

Maria Isabel Mendonça e Nathalie João, 11º F - Curso de Artes Visuais


O Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Seia conta actualmente com um conjunto de alunos com inegável vocação para as artes, tal como aconteceu em alguns anos da última década. Essa vocação ficou bem patente na X Exposição de Artes da Escola Secundária de Seia (Maio 2011), na Feira de Arte e nos espectáculos "Arte: o único sentido" (12 de Março e 11 de Junho), apresentados no cineteatro de Seia.


Maria Isabel Mendonça evidencia sentido estético e desembaraço técnico no desenho e tem mostrado resultados em outras áreas artísticas, como a música e a literatura juvenil. Já passou pelo palco do Centro Cultural de Belém, como pianista, e obteve o 2º Prémio no Concurso Literário António Mota. Em 2010, recebeu um Prémio Municipal de Mérito Escolar. Nathalie João revela sensibilidade, sentido poético e capacidade técnica - como se pode ver no autoretrato:


Nathalie João, Autoretrato, 2011 (pormenor)



(1) - Jornal "Vivências ...", nº 3, Junho de 2011, pág. 13.

Sem comentários: