terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RETRATOS DE COLUMBANO NO MUSEU DO CHIADO

Auto-retrato inacabado de Columbano, s/data

73 retratos de Columbano encontram-se expostos no Museu Nacional de Arte Contemporânea / Museu do Chiado, em Lisboa, até ao dia 27 de Março de 2011.

Intitulada “Retratos”, a exposição centra-se na actividade retratista de Columbano Bordalo Pinheiro , (Almada, 21/11/1857-Lisboa, 06/11/1929), um dos pintores mais importantes da sua época, tendo retratado dezenas de personalidades da cultura e da política do final do século XIX e o início do século XX, entre os quais três presidentes da República. Trata-se de uma oportunidade única para apreciar comparativamente os famosos retratos de Columbano já que grande parte das obras expostas são oriundas de colecções particulares e museus estrangeiros (Orsay, Pitti, Belas Artes do Rio de Janeiro).

Artista intelectual e introvertido, sobretudo pintor de composição e de figura, Columbano soltava no intimismo de uma penumbra doce os lampejos psicológicos das suas personagens, construindo retratos intensos mas solitários. A sua paleta única, privilegiando os negros, cinzentos, castanhos e o verde (à Velázquez), desdobrava-se em tons infindáveis nas sombras dos quadros, para as animar subtilmente no todo da orquestração da cena. O génio de Columbano foi descoberto por D. Fernando, o rei artista, e apoiado inicialmente pela Condessa de Edla, que financiou os seus estudos em Paris (1881-1883). Aí conquistaria, em 1900, a mais importante distinção internacional da Exposição Universal de Paris (medalha de ouro), que lhe abriu as portas de muitas instituições portuguesas mas embraveceu os seus rivais e inimigos. A idade acentuou o seu carácter introvertido e o artista encerrou-se num mundo próprio, a meia-luz, desconfiado e egoísta. Apesar de ter leccionado pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa entre 1900 e 1924, não deixou seguidores da sua obra pois considerava intransmissíveis os seus métodos e processos pictóricos.

A exposição inclui ainda um núcleo dedicado ao estudo laboratorial dos quadros de Columbano.

Ver: "Os Bordalo Pinheiro nas Artes".


Retrato de Teixeira Gomes, 1911 (MNAC)

Retrato de Teófilo Braga, 1917 (Palácio de Belém)

Sem comentários: