segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O BUSTO DO COMENDADOR

João R. Duarte - Busto do Comendador Evaristo Martins Nogueira - São Romão



Evaristo Martins Nogueira - e suas irmãs, D. Ana e D. Alfreda - foi um grande benemérito, tendo contribuído decisiva e generosamente para a modernização e desenvolvimento da sua terra natal, São Romão, onde nasceu a 17 de Junho de 1891. Muito novo, emigrou para o ex-Congo Belga (actual República Democrática do Congo), onde fez fortuna no sector da exportação e importação.

Pessoalmente ou por intermédio da sua irmã D. Ana Martins Nogueira, apoiou os mais carenciados, instituindo a sopa dos pobres e atribuindo bolsas de estudo a alunos sem recursos. Foi o grande benemérito dos Bombeiros Voluntários de São Romão e da Banda da Academia de Santa Cecília e cedeu terrenos à Junta de Freguesia para urbanização da zona do Outeiro. Aí, promoveu a construção do Estádio da Nossa Senhora da Conceição e o Colégio de Nossa Senhora da Conceição - hoje Escola Evaristo Nogueira. A família Nogueira criou ainda o Patronato da Sagrada Família, que confiou às Servas de Jesus - onde professava a irmã mais nova, D. Alfreda (1).

Evaristo Martins Nogueira (1891-1983)

Evaristo Nogueira "constitui um exemplo de raro humanismo e de preocupação pelo bem estar das populações e sua riqueza cultural" (2) e foi justamente agraciado com diversas condecorações, medalhas e comendas no país e no estrangeiro, com destaque para a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. O povo de São Romão prestou-lhe grata homenagem em 1980, através da colocação de um busto no jardim com o seu nome, fronteiro ao quartel dos Bombeiros Voluntários e à sede da Banda da Academia de Santa Cecília. A escultura foi realizada por João R. Duarte.

Evaristo Martins Nogueira faleceu em Lisboa a 6 de Julho de 1983.




(1) - J. Quelhas Bigotte, Monografia da Cidade de Concelho de Seia, 2ª edição, 1986.
(2) - Carlos Manuel R. S. Dobreira, Personalidades Ilustres e Figuras Típicas da Vila de São Romão, 1993.

Sem comentários: