domingo, 15 de agosto de 2010

FOTOGRAFIA "À FLOR DA ÁGUA"

Foto: blogue À flor da ÁGUA
.
Até 29 de Outubro de 2010, pode ser vista em Aveiro uma invulgar exposição de fotografia, de grande dimensão e recorrendo a suportes tradicionalmente utilizados pela publicidade, em espaços abertos, tendo como elemento aglutinador a água. As 17 fotografias são de José Maria Pimentel, fotógrafo freelancer natural de Coja, radicado em Aveiro. A designer Sara Silva Biaia concebeu a original exposição. A produção e montagem deve-se à Via Publicitária, que também patrocinou o projecto. Esta empresa utilizou tintas não poluentes e recorreu às mais modernas técnicas de impressão digital sobre vinil, telas e tecidos de alta resistência e durabilidade.

Dispersas pela cidade (ver mapa), a maioria das fotografias encontra-se autenticamente “à flor da água”, pairando ou boiando, mas as fotografias verticais colocadas em locais de passagem (Ponte de São João, Passagem subterrânea para o Forum Aveiro) e no emblemático edifício da Capitania, são igualmente sugestivas e têm grande impacto visual.

O autor das fotografias avisa que elas “não têm a pretensão de tratar um tema tão vasto no seu todo, mas apenas fazer-vos sentir a presença, a beleza e a força desse elemento que aqui sempre nos acompanha”. Abundante na zona de Aveiro (a ria, a proximidade do mar, o rio Vouga), a água domina a paisagem, cria condições particulares de luminosidade, marca a vida dos bichos e das gentes, regula os ritmos de trabalho e de lazer, é fonte de vida e de riqueza.
.
Mapa da exposição (1), com a localização das 17 fotos e sugestão de percurso: 1-Ponte de S. João; 2-Canal Central; 3-Edifício da Capitania; 4-Passagem subterrânea para o Forum Aveiro; 5, 6, 7-Cais da Fonte Nova.

José Maria Pimentel nasceu em Coja em 1953. Estudou fotografia na École de Photo CE3P – Centre d’Enseignement et Perfectionement Photographique Prifissionel em Ivry s/ Seine, França.
Em 2000 deu a volta ao mundo como navegador e fotógrafo num rally para automóveis clássicos - “Around the World in 80 Days”.
É autor dos livros de fotografia “Monsenhor Nunes Pereira - O Percurso de uma Vida” (2001), “Coimbra Fora d’ Horas” e “Imagens que os vinhos Dão”.
Expôs em Portugal, Espanha, França e Suíça. Encontra-se representado na colecção de fotografia da sociedade de advogados PLMJ.
Em 2002 e 2003 foi distinguido com duas Menções Honrosas do prémio da revista VISÃO.
Organiza e dirige regularmente workshops de fotografia.


Sara Silva Biaia é Directora Criativa do “Atelier de Decoração de Interiores- loja com amor” de Aveiro e de Lisboa.






(1) - Fonte: http://aflordaagua.blogspot.com/

Sem comentários: